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Start-Up Brasil fecha ciclo da primeira turma com resultados positivos

15 de março de 2016in ANPEInews 0 Comments 0 Likes

O programa Start-Up Brasil apresentou, no dia 6 de novembro, os resultados da primeira turma do processo de aceleração durante o Demo Day. O evento, realizado na Praça das Artes, em São Paulo, marcou o final desta fase. O encontro reuniu mais de 250 convidados, entre startups apoiadas pelo programa federal, investidores e parceiros. Na ocasião, o COO do Start-Up Brasil, Felipe Matos, apresentou um balanço das atividades e a evolução das empresas. “Os índices são muito bons e movimentamos um ecossistema que cresceu e vai crescer”, disse. “Ainda temos muito a fazer, e agora vamos melhorar ainda mais com as novas turmas”. A turma 1 contempla 45 startups, das quais 38 são brasileiras e sete são internacionais. Elas receberam apoio para a pesquisa, desenvolvimento e contratações, além de investimento e mentoria de aceleradoras. O valor captado no mercado (R$ 9,63 milhões) durante a aceleração superou o valor público investido (R$ 7,7 milhões). De janeiro a agosto de 2014, o faturamento das startups cresceu 139%, com um aumento de 63% no número de colaboradores das empresas. “São empreendedores em tecnologia que não conseguiriam chegar ao ponto que chegaram sem esse processo”, avalia chefe de divisão de Inovação em Software e Serviços de TI do MCTI, José Henrique Dieguez. “E nós cumprimos a nossa missão de mobilizar o ecossistema, pois esse projeto não é apenas um programa de fomento. Nossa preocupação é gerar negócios que movimentem o país”. Os setores mais representados na turma 1 foram: educação (11 startups); varejo (seis); logística e transporte; tecnologia da informação e telecom; eventos e turismo; e finanças, cada qual com três startups cada. Lançado em novembro de 2012, o Start-Up Brasil funciona por edições, com duração de um ano, e realiza duas chamadas públicas, uma para qualificar e habilitar aceleradoras e outra para a seleção de projetos startups, com duas rodadas semestrais. Em dois anos de execução, mais de 2.200 empresas se inscreveram nas três primeiras edições. Nas turmas 1 e 2 foram apoiadas 94 startups, a turma 3 está fechando contrato com as aceleradoras e as inscrições para a turma 4 terminaram em outubro. O ciclo da turma 1 termina no Demo Day, mas o contato e o auxílio continuam.: as 45 startups serão acompanhadas ao longo de toda a sua jornada, com o monitoramento regular de suas atividades, o compartilhamento de dados e a permanência das aceleradoras nas empresas, gerando um ciclo de mentoria com as novas participantes do programa, que entra na turma 4 em 2015. “Esse trabalho demonstra que esses empreendedores de tecnologia são geradores de negócios com alta qualificação. Estamos felizes e satisfeitos, e vamos trabalhar para uma alavancagem maior nas próximas turmas”, disse Dieguez. (MCTI)

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