Subvenção: Finep aprova 569 propostas na primeira fase
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) pré-qualificou 569 propostas de empresas candidatas ao Programa de Subvenção Econômica à Inovação 2007. No total, foram encaminhadas 2.567 propostas. Começa agora a etapa final, que prevê o encaminhamento do projeto detalhado à Finep até o dia 22 de outubro. O resultado final deve ser divulgado a partir de 14 de novembro.
A Área 1 do edital, referente a inovações em tecnologia da informação e comunicação e nanotecnologia, foi a que teve o maior número de propostas pré-qualificadas, num total de 202. A Área 2, que engloba biodiversidade, biotecnologia e saúde, ficou com 122 projetos, enquanto a Área 5, de desenvolvimento social, teve 99 propostas aprovadas na primeira fase. Inovações em programas estratégicos – Área 3 – ficou com 82 projetos, contra 64 da Área 4 – biocombustíveis e energia. Os projetos pré-aprovados na primeira fase somam R$ 1,2 bilhão, sendo 43% relativos à propostas de micro e pequenas empresas.
Segundo o superintendente da Área de Inovação para a Competitividade Empresarial da Finep, Luiz Antonio Coelho Lopes, a agência prevê aplicar a totalidade dos R$ 450 milhões reservados no edital. “Esta primeira análise foi bastante rigorosa e as propostas selecionadas são de boa qualidade”, afirma Coelho.
Essa modalidade de financiamento é não-reembolsável, ou seja, as empresas beneficiadas não precisarão devolver os recursos recebidos. A Subvenção Econômica é destinada a projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores em áreas prioritárias da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (Pitce) do Governo Federal.