Subvenção: número de propostas mais que dobra
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) recebeu 2.569 propostas de empresas candidatas ao Programa de Subvenção Econômica, que vai destinar R$ 450 milhões a projetos de inovação. Isso representa mais de duas vezes o número de propostas recebidas no ano passado (1.100), quando foi lançado o primeiro edital do Programa de Subvenção. Neste ano, o processo tem duas etapas: o preenchimento do formulário eletrônico e a entrega do projeto detalhado.
A maioria das propostas veio do Sudeste (53%), seguido do Sul (27%), Nordeste (13%), Centro-Oeste (4%) e Norte (3%). O estado que mais apresentou propostas foi São Paulo, com 813. A Área 1 do edital, referente a inovações em tecnologia da informação e comunicação e nanotecnologia, foi a que mais atraiu propostas (1.058).
Essa modalidade de financiamento é não-reembolsável, ou seja, as empresas beneficiadas não precisarão devolver os recursos recebidos. A Subvenção Econômica é destinada a projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores em áreas prioritárias da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (Pitce), do Governo Federal.
O prazo para o preenchimento do formulário eletrônico (etapa 1 do programa) terminou no dia 24 de setembro. O resultado da etapa 1 está previsto para 1º de outubro. No caso de ser qualificada, a empresa deverá encaminhar o projeto detalhado à Finep até o dia 22 de outubro, conforme cronograma do edital. O resultado final deve ser divulgado a partir de 14 de novembro.