A Linha 1 do Metrô de Paris, conhecida pelos viajantes por percorrer os principais pontos turísticos da cidade francesa de Leste a Oeste, como o Museu do Louvre e a tradicional avenida Champs-Elysées, já conta com os primeiros trens equipados com a tecnologia driverless, que foi usada na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo. Desenvolvido pela Siemens, é o sistema de sinalização mais moderno do mundo para essa modalidade de transporte, baseado no conceito de automação integral. Essa solução permite a operação remota dos trens, reduzindo o intervalo de circulação entre as composições e, consequentemente, menos tempo de espera para o usuário na estação. Até 2013, todos os 49 trens da linha que conta o maior número de passageiros da capital francesa devem operar com a tecnologia driverless. As paradas serão a cada 85 segundos, 20 a menos que atualmente e toda a movimentação do sistema metroferroviário será monitorada por uma central de controle, também equipada pela Siemens. A automatização da linha permitirá ainda uma maior flexibilidade na troca de direção dos trens, o que facilitará o tráfego de usuários durante eventos esportivos e grandes feiras de negócios. A modernização inclui também a instalação de portas de plataformas, que trarão mais segurança a 725 mil pessoas que circulam pelas 25 estações diariamente. Outra solução inédita no sentido da inovação tecnológica é o retificador controlado, que permite regular o consumo de energia para atender os trens e evitar o desperdício. A linha 14 do metrô de Paris, que já utiliza a tecnologia da Siemens, reduziu em 15% o consumo de energia por ano. Além da França, o sistema driverless já é conhecido pelos usuários de metrô dos Estados Unidos, Espanha e Argélia. Em breve, as linhas 2 e 4 de Budapeste, administradas pela empresa BKV Zrt., também serão modernizadas com a tecnologia. (Com informações da Siemens)

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