Universidade Estadual de Londrina terá agência de inovação
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai criar, ainda este ano, a sua agência de inovação. Será um órgão específico para gerir atividades relacionadas à inovação tecnológica, que será responsável por assuntos relativos à cooperação universidade-empresa, propriedade intelectual e transferência de tecnologia.
Com esse novo órgão, a UEL atenderá ao disposto na Lei de Inovação Tecnológica que em 2005 determinou que as instituições científicas e tecnológicas (ICTs) criassem núcleos de inovação tecnológica, próprio ou em associação com outras ICTs, com a finalidade de gerir sua política de inovação.
Para o professor Jair Scarmínio, do Departamento de Física, a cooperação universidade-empresa poderá ganhar outra dimensão, não só porque os núcleos de inovação tecnológica contam com apoio financeiro dos órgãos de fomento como pela visibilidade que a institucionalização permitirá. “Uma empresa que quiser fazer um projeto junto com a universidade vai saber onde procurar.”, explica. “É diferente da situação atual, que é mais localizada no professor e no seu relacionamento com a empresa.”