A Universidade de São Paulo (USP) é a universidade que mais forma doutores mundialmente, segundo o Ranking Acadêmico de Universidades do Mundo (ARWU, na sigla em inglês), elaborado pelo Centro de Universidades de Classe Mundial (CWCU) e pelo Instituto de Educação Superior da Universidade Jiao Tong, em Xangai, na China. Os indicadores do ranking apontam a universidade paulista como a primeira colocada em número de doutorados defendidos entre 682 instituições globais. O ranking indica a USP como a terceira colocada em verba anual para pesquisa, entre 637 universidades, além de a quinta em número de artigos científicos publicados, entre 1.181 instituições em todo o mundo, e a 21ª em porcentagem de professores com doutorado em um universo de 286 universidades. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece no ranking como a 38ª colocada em número de doutorados defendidos, a 138ª em número de artigos publicados e a 62ª em percentual de professores com doutorado. Por sua vez, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) obteve a 55ª posição em doutorados concedidos, a 150ª colocação em número de artigos publicados e o 31º lugar em percentual de professores com título de doutor. O número de estudantes de pós-graduação da USP tem se mantido estável nos últimos anos. Atualmente, a universidade conta com 23 mil alunos de pós-graduação stricto sensu e titulou 2.192 doutores e 3.376 mestres em 2011 números que oscilaram pouco nos últimos 15 anos. Um dos fatores atribuídos por Vahan Agopyan, pró-reitor de Pós-Graduação da USP, para a universidade continuar liderando a formação de doutores é a atuação da universidade em todas as áreas do conhecimento, sendo que as universidades no exterior normalmente têm algumas áreas de especialidade. Somos uma instituição pluridisciplinar, destacou. Na avaliação de Agopyan, o desafio agora é ser não apenas a maior, mas a melhor em formação de doutores no mundo. Para isso, a USP tem buscado padrões internacionais de qualidade, por meio da promoção da mobilidade de seus docentes e alunos para outros países, da avaliação e do apoio aos seus programas de pós-graduação. Não queremos apenas quantidade, mas sim qualidade, afirmou. (Com informações da Agência Fapesp)

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