23/10/2017
No dia 1º de novembro, às 9h, o jornal Valor Econômico e a Strategy& PwC farão o lançamento oficial do Prêmio Valor Inovação Brasil 2018 em um painel exclusivo no palco Meu Primeiro Negócio durante a 16ª Conferência Anpei de Inovação, que será realizada nos dias 31 de outubro e 1º de novembro em Belo Horizonte – MG. A edição de 2018 contará novamente com apoio da Anpei, que, neste ano, esteve envolvida no processo de pesquisa e estimulou a participação de suas empresas associadas, contribuindo com o crescimento, em 20% , do número de empresas inscritas em relação à 2016.
Para compartilhar experiência, o painel que engloba o lançamento do Prêmio Valor Inovação Brasil 2018 receberá representantes de quatro grandes empresas associadas à Anpei e que conquistaram o Prêmio deste ano. Nessa discussão estarão presentes a diretora de P&D da 3M, Camila Cruz; o head of corporate innovation da Embraer, Sandro Valeri, a diretora de segurança do consumidor da Natura, Roseli Mello, e o diretor de relações institucionais e comunicação da Whirlpool, Guilherme Lima.
O lançamento contará ainda com a presença do presidente da Anpei, Humberto Pereira, do diretor da Strategy& PwC, José Eduardo Fusaro, e da editora de revistas e anuários do Valor Econômico, Tânia Nogueira Alvares. Além de moderarem o painel no qual as companhias contarão seus cases de inovação, Fusaro e Tânia falarão sobre o processo de escolha e classificação das 150 empresas do país que mais valorizam a inovação nas estratégias de negócios.
Confira a programação completa: https://www.anpei.org.br/conferencia2017/programacao/
As inscrições estão abertas. Participe: http://www.hbatools2.com.br/tools/congresso2/novo/formulario.asp?e=ANPEI2017
Prêmio Valor Inovação Brasil
Lançando a sua quarta edição, o Prêmio Valor Inovação Brasil elege as empresas mais inovadoras do país a partir de critérios estabelecidos para refletir a realidade brasileira. Neste ano, 150 companhias foram avaliadas, e divididas em grupos de diferentes setores, de acordo com seus investimentos em inovação, melhores práticas, novos produtos e soluções, estratégias, entre outros indicadores.
A pesquisa de 2017 destacou ações importantes para alavancagem da inovação, que fazem parte do trabalho da Anpei, como a parceria ICT-Empresa, ações de corporate venture capital e incentivos governamentais.
O trabalho de incentivo à inovação nas empresas se mostra em evolução constante. Na análise dos dados coletados, sabe-se que o percentual de empresas que investem mais de 5% da receita líquida em P&D aumentou de 20% para 24%. Já entre aquelas que investem de 3% a 5% houve estabilidade nos aportes. A pesquisa de 2017 revelou também que a inovação abre caminho e crava lugar entre as três prioridades de 85% das empresas participantes.
De acordo com os resultados da pesquisa que subsidiou o ranking do Prêmio Valor Inovação 2017, a inovação deve ser contínua e não uma ação isolada da empresa. Assim, se a crise atrasou investimentos em expansão ou maquinários, o mesmo não pode ocorrer com os dispêndios em inovação. “No geral, houve aumento no percentual investido em P&D”, diz Eduardo Fusaro, diretor da Strategy& PwC.
Quase 60% dos recursos aplicados em P&D são voltados para o aprimoramento de bens, serviços ou processos já existentes. “As inovações rotineiras são mais comuns quando há dificuldade econômica. Há menos riscos e o resultado é mais imediato”, pontua Fusaro.