VI Conferência da ANPEI começa no dia 5 de junho
Com o tema central Inovação como estratégia competitiva, será realizada de 5 a 7 de junho, no hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, a VI Conferência ANPEI. Um dos destaques do evento é a palestra magna Inovação como ferramenta estratégica para competir, que será proferida por Pedro Arboleda, especialista em competitividade econômica da Monitor Company Group, dos Estados Unidos, no dia 5 de junho. Ele vai mostrar que a inovação de alta performance é resultado da construção de uma cultura, sustentada por três pilares: clusters competitivos, empreendedorismo e empresas inovadoras.
A Conferência ANPEI deste ano incluirá também sessões que terão como foco as pequenas e médias empresas. Nessa área, o destaque será a participação de Yongsang Cho, da Associação Coreana de Tecnologia Industrial (Koita), que vai explicar, no dia 7, como as pequenas e médias empresas da Coréia se tornaram inovadoras e mundialmente competitivas. Uma sessão temática específica debaterá o problema da baixa taxa de inovação tecnológica nas empresas de menor porte no Brasil, e discutirá caminhos para a reversão do quadro nos próximos anos.
Nos três dias do evento serão mostrados casos de sucesso de pequenas, médias e grandes empresas no campo da inovação tecnológica. Petrobrás, Embraer, Braskem, Pirelli, O Boticário, Laboratórios Aché e Cristófolli apresentarão projetos e estratégias de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que foram a chave para a conquista de mercados, no Brasil e no exterior.
A mesa-redonda Percepção das políticas públicas de apoio a inovação pelas empresas, no dia 6, é outra atração da Conferência. Participarão representantes das empresas e do governo. “As associações representativas do setor produtivo vão relatar aos representantes do governo qual está sendo a receptividade da nova legislação de apoio à inovação por parte do setor produtivo, e o que estão ouvindo das empresas associadas sobre a aplicabilidade dela”, explica Olívio Ávila, diretor executivo da ANPEI. “Como é o caso da Lei n.º 11.196, a chamada Lei do Bem.”
Entre as novidades da VI Conferência ANPEI está ainda a introdução de sessões temáticas em sua programação. Serão quatro, realizadas concomitantemente em salas separadas, no dia 6 de junho: Encomendas de projetos estruturantes ao setor produtivo; Competitividade tecnológica nos próximos 10 anos – Janelas de oportunidades para o Brasil; Propostas para a superação de barreiras à inovação nas micro e pequenas empresas; e Atratividade do Brasil para centros de P&D mundiais.
Durante o evento serão apresentados também os resultados do estudo Como Alavancar a Inovação Tecnológica nas Empresas e da pesquisa Base de Dados sobre Indicadores Empresariais de Inovação Tecnológica, ambos elaborados pela ANPEI e que possibilitam compor e compreender os macrocenários da inovação no Brasil.
A Conferência ANPEI será também palco para a entrega do Prêmio Mérito Tecnológico a uma personalidade que vem se destacando por suas contribuições em prol da pesquisa, da inovação e do desenvolvimento tecnológico do Brasil.
As inscrições para a VI Conferência ANPEI devem ser feitas em www.anpei.org.br Mais informações: (11) 3842-3533 e anpei@anpei.org.br