O case de destaque da WEG, apresentado nesta terça-feira (12/6) na XII Conferência Anpei, pelo gerente do Departamento de P&D da empresa, Sebastião Lauro Nau, mostrou os principais desafios técnicos e de gestão na condução de um projeto inovador e complexo como o da W22 nova plataforma de motores de indução da empresa. Para a WEG, ter um motor com maior eficiência energética era imperativo para atender à demanda dos seus clientes às vezes mais exigentes que a própria legislação. Da mesma forma, era preciso diminuir os níveis de ruído e vibração quesitos ligados à percepção de qualidade do produto. Como se não bastasse os desafios técnicos que essa proposição exigia, a plataforma deveria ser a base para as 150 linhas de motores da empresa, atendendo as especificações técnicas de cada país onde a empresa atua. Deveria ainda ter flexibilidade para ser produzida por todas as unidades do Brasil e do exterior. O ponto de partida do projeto foi uma pesquisa de mercado para mapear as exigências dos diversos mercados, na qual foram rastreadas as características obrigatórias e as desejáveis na nova plataforma. Para a execução do projeto, dividiu-se a plataforma em sete subsistemas: carcaça, caixa de ligação, tampas, sistema de ventilação, eixos, mancais e projeto eletromagnético. Para cada subsistema, havia uma equipe de P&D e um coordenador, que se reportava a um coordenador geral. Depois de lançada, a W22 começou a substituir a antiga plataforma da empresa. Hoje, a nova plataforma responde por 55% do faturamento da empresa, e dela saíram cinco pedidos de patentes e 20 pedidos de desenho industrial. Ainda não terminamos de substituir a plataforma antiga em toda linha, mas já estamos pensando na concepção da próxima plataforma, disse Sebastião Nau. Do projeto, ele relata vários aprendizados. Projeto deste tamanho precisa ter apoio da direção, comprometimento e integração dos evolvidos. Ferramentas de gestão devem ser adequadas à cultura da empresa. Técnicas de simulação são imprescindíveis para ganhar tempo no desenvolvimento do produto e diminuir o número de protótipos. Design arrojado faz a diferença, e pesquisas de mercado nem sempre são eficazes pois muitas vezes nem o cliente sabe o que quer.

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