A WEG foi uma das empresas fornecedoras de tecnologia Powertrain para o primeiro ônibus elétrico totalmente nacional, o HíbridoBR, lançado recentemente pela Eletra Industrial. O equipamento é responsável por motorizar o veículo e acionar as cargas auxiliares. O HíbridoBR foi projetado especialmente para circular nas cidades brasileiras. A eficiência dos motores elétricos somada com a tecnologia de baterias, o sistema de frenagem regenerativa e a tecnologia de tração, permitem que o ônibus elétrico híbrido reduza a emissão de poluentes em até 90% e o consumo de combustível em cerca de 20%. A WEG já fornece motores e inversores (ou seja, o Powertrain) para os trólebus (que se movimentam com uso de energia pela rede área) fabricados pela Eletra. A empresa tem mais de 300 veículos trólebus circulando em São Paulo, Argentina e Nova Zelândia. Para a Eletra, a participação da WEG no HíbridoBR foi fundamental. A qualidade, a confiabilidade e a evolução dos itens fornecidos é que permitiram o avanço tecnológico dos ônibus elétricos brasileiros para competir em condições de igualdade com qualquer outro modelo internacional. Estamos trabalhando para nos aprimorar ainda mais, com a participação, é claro, de todo o apoio técnico e comercial das empresas WEG, destaca o administrador de contratos, José Antônio do Nascimento. Esse projeto deve crescer ainda mais no Brasil. Além da economia, os ônibus híbridos são mais confortáveis para os usuários. O controle eletrônico da aceleração evita os trancos típicos da largada e retomada. O motor diesel é isolado acusticamente na traseira do veículo, o que diminui o ruído interno e externo. O HíbridoBR foi criado com participação de empresas renomadas no cenário nacional. Além da WEG, contou com parceria da Caio Induscar, que forneceu a carroceria e Mercedes-Benz, no fornecimento do chassi e motor diesel com baixa emissão de poluentes. A Eletra Industrial está no mercado há mais de 30 anos e fabrica veículos elétricos nas versões trólebus (rede aérea); híbrido (grupo motor gerador + baterias); e elétrico puro (baterias), que podem ser adotadas em veículos para transporte urbano de passageiros. Em 1999, a Eletra criou o primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira. Compostos por gerador WEG modelo GTA de 70kva, inversor WEG modelo CFW11T de 600A e motor WEG AC (ambos refrigerados a água) na carcaça 250, com potência de 165kw/330kw. Além do Powertrain, também foram fornecidos os motores e inversores auxiliares para bomba dágua, bomba hidráulica e compressor de ar do ônibus. (WEG)

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901
Comunicação: comunicacao@anpei.org.br
Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br
© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.