Weg teve coragem para inovar
Isso fez da empresa um centro de excelência em Máquinas Elétricas Girantes
Sempre enfático em sua colocações, Moacir Sens, diretor superintendente da Weg, fala de uma necessidade que toda empresa tem , se o objetivo é a inovação: coragem. Coragem que fez da Weg um centro de excelência em Máquinas Elétricas Girantes.
Claro que coragem não basta, segundo ele. Para atingir o nível de inovação que a Weg tem hoje, a empresa teve que desenvolver uma visão estratégica. O objetivo era ser líder na região no seu segmento e isso envolveu treinamento do corpo técnico/administrativo,
bem como do cliente, por meio da criação de centros de treinamento. É importante que o cliente conheça os produtos. Outra medida fundamental foi a divulgação da imagem da empresa no meio
acadêmico, através do Comitê Científico Tecnológico.
Do governo vieram os incentivos para acesso a tecnologia industrial básica.
Erros e acertos fazem parte do aprendizado de uma empresa inovadora. Para minimizar os erros, é fundamental reduzir os riscos. Nesse caso, a realização de pesquisa de mercado( QFD) é uma saída.
Os objetivos devem ser claros, e clara também a definição do poder de atração dos produtos.
Inovar é atender aos aspectos normativos, investir na aquisição de tecnologias de produtos e de processos. Outro passo é manter convênio com universidades para pesquisa aplicada e desenvolvimento de novos produtos.
A Weg tem uma equipe preparada para o desenvolvimento próprio de seus produtos, patentes ebenchmarking.
Coragem foi o que impulsionou a Weg a assumir riscos, dizer sim e não a clientes e fornecedores. Para se lançar no mercado mundial precisa inovar continuamente e ser otimista.
Hoje a Weg mantém cursos de formação profissional para menores e qualificação para adultos. Sens admite que esse tipo de investimento tem retorno de difícil mensuração, mas que é preciso acreditar no
resultado.
E acreditando nos resultados a empresa segue com os investimentos. Em 2005, o investimento emP&D será da ordem R$ 68 milhões. Isso representa 1,8% da renda líquida da empresa.