Controlar na própria geladeira o vencimento de alimentos, ou ter o download de uma receita diretamente no fogão. A conectividade e a possibilidade de realizar diferentes tarefas de modo eficiente e ao mesmo tempo, são alguns dos anseios de consumidores mapeados pelos alunos da Escola Superior de Propaganda em Marketing (ESPM) no programa “Desafio Brastemp 48H”, em parceria com a Whirlpool, dona das marcas Consul e Brastemp e KitchenAid. O projeto pediu que os alunos trouxessem ideias de inovação para os produtos Brastemp. “A principal pergunta era: Será que dá para ressignificar um ou mais produtos na vida do consumidor?”, explica Victor Bertoncini, diretor de Estratégia da Whirlpool Latin América. A perda de conhecimento sobre como cuidar da casa também apontou a necessidade de soluções mais práticas e cômodas para o universo doméstico, para facilitar o dia a dia. Os alunos, que montaram duplas ou trios para participar do projeto, tiveram aulas com profissionais da empresa sobre metodologias de inovação, tendências e branding. Eles traçaram planos diferentes: como as 48 horas não precisavam ser ininterruptas, alguns acompanharam os consumidores em diferentes dias da semana; outros, optaram pelas 48 horas seguidas, dormindo e fazendo refeições na casa dos consumidores. “A participação era voluntária. Todos os alunos de graduação dos cinco cursos da universidade podiam se inscrever, inclusive fazendo grupos interdisciplinares”, explica Marcelo Chiavone Pontes, líder da área de marketing, pesquisa e economia da ESPM. Dentre os 30 grupos que realizaram a atividade, cinco foram selecionados para receber dicas de executivos da Whirlpool, e apresentar seus projetos a uma banca composta por profissionais de inovação da empresa e professores da universidade. Três grupos finalistas foram escolhidos para apresentar suas ideias a presidência da empresa. “É importante que os alunos tenham contato com as empresas e seus projetos antes de se formarem”, diz Pontes. Os participantes do grupo vencedor ganharam um frigobar Brastemp Retrô, e o segundo e terceiro colocado ganharam um kit de acessórios Brastemp Gourmand. Segundo a universidade e a empresa, outra edição do projeto deve ocorrer no próximo ano. Para conhecer as necessidades do consumidor, a Whirlpool também mantém duas unidades do Laboratório de Experiência do Consumidor. Os espaços contam com cozinhas que reproduzem a casa de um consumidor para observar a interação dele com os produtos. (Com informações da Folha de S. Paulo)

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