Site logo
Sticky header logo
Mobile logo
  • A ANPEI
    • História e Governança
    • Conselho Consultivo
    • Agenda Geral
  • Articulação
    • Articulação para Inovação
    • Lei do Bem
    • Associados
  • Calendário 2025
  • Cursos
    • Innovation Architect
  • Colaboração
    • Conferência ANPEI de Inovação
    • Enrich in LAC
    • Parcerias Institucionais
    • Comitês
      • Gestão da Inovação
      • Fomento
      • Inovação Aberta
      • Propriedade Intelectual
  • Conteúdo
    • BLOG
    • Central de conteúdos
  • Contato
    • Canal de denúncias
  • Associe-se
PrevChamada para cases de inovação28 novembro 2013NextEmpresas que utilizam biotecnologia e nanotecnologia inovam mais09 dezembro 2013
  • ANPEInews

Whirlpool enfrenta o desafio de rejuvenescer a imagem da Consul

4 de dezembro de 2013in ANPEInews 0 Comments 0 Likes

Se tradição pode fazer o nome de uma marca, também traz o desafio de constante reinvenção. A Consul, empresa de eletrodomésticos de linha branca presente nas casas de brasileiros há 60 anos, escolheu 2013 para lançar novas logomarca e assinatura. O objetivo é ambicioso: usar “sacadas inteligentes” para atrair um público mais jovem e fora dos estereótipos da família tradicional. Planejado desde 2011, o reposicionamento da empresa, pertencente ao grupo Whirlpool – líder mundial em eletrodomésticos –, começou no início do ano. Segundo Pethra Ferraz, diretora de marketing da Whirlpool, uma das estratégias da empresa para se sobressair em um mercado cada vez mais competitivo, sobretudo com a entrada de gigantes como as sul-coreanas LG e Samsung, é expandir a gama de produtos para além da linha branca, como purificadores de água e utensílios domésticos. “Queremos trazer inovação relevante para o consumidor em novos pontos de contato e até com frequência de uso maior do que temos tradicionalmente com a linha branca”, diz a diretora. Além do lançamento de 60 produtos – como a geladeira Consul Bem Estar, com gaveta especial para conservação de frutas e hortaliças, e o ar condicionado Split Consul Facilite –, a marca soltou o slogan “Bem Pensado”, que também dá nome à nova ação interativa da empresa. O Coletivo Bem Pensado é uma plataforma online de relacionamento com o consumidor, na qual serão veiculados vídeos de profissionais de áreas como gastronomia, artes e tecnologia. Eles darão boas dicas de ideias que facilitam o dia a dia, como uma receita rápida ou um truque de decoração. Documentário com a compilação de todos os curtas será exibido no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. Criada em Santa Catarina na década de 1950, e conhecida pelo produto que até hoje é seu carro-chefe, a geladeira, a Consul sempre esteve fortemente associada à imagem de família. O “Bem Pensado” tem o objetivo de impedir que a marca seja vista como antiquada ou restrita à família tradicional. “Não existe mais um conceito padrão de família. Então o ‘Bem Pensado’ quer se adaptar a esse novo formato”, diz Pethra. Ela explica que o desafio da Consul, que mira as classes B e C, é se mostrar cada vez mais atraente para jovens casais, amigos que moram juntos e pessoas que moram sozinhas. A Consul fica hoje em terceiro lugar no País no consumo de produtos como refrigeradores, lavadoras e fogões. Segundo a consultoria Euromonitor International, a empresa abocanha 12% do mercado, atrás de sua irmã paulista Brastemp (19,5%), também do grupo Whirlpool, e da líder Electrolux, com 23%. Em 2013, o grupo Whirlpool, composto por Consul, Brastemp e KitchenAid, lançou 160 produtos, investindo 15% a mais na Consul do que em 2012, e 20% a mais em redes sociais em relação ao ano anterior. (Com informações do O Estado de S. Paulo)

0 Likes
Deixe uma resposta

Click here to cancel reply.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Inscreva-se para receber nossos conteúdos

Seu nome:*

Seu e-mail:*

Posts recentes

ANPEI RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INTEGRAL DO ORÇAMENTO DO FNDCT EM 2025
ANPEI RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INTEGRAL DO ORÇAMENTO DO FNDCT EM 2025
1.11.2024
ANPEI defende revisão do plano de carreiras do INPI em 2024
ANPEI defende revisão do plano de carreiras do INPI em 2024
25.06.2024
ANPEI apoia orçamento integral para a Fapesp em 2025
ANPEI apoia orçamento integral para a Fapesp em 2025
9.05.2024

Categorias

  • ANPEInews (7.847)
  • Apoio Institucional (10)
  • Articulação (29)
  • Associação de Inovação (25)
  • Cadastre-se (2)
  • Comitês (46)
  • Conferência ANPEI (20)
  • Contato (2)
  • Cooperação (7)
  • Cooperação para Inovação (23)
  • Desenvolvimento & Inovação (11)
  • desenvolvimento sustentável (1)
  • Destaques (453)
  • Educação Executiva (1)
  • Educanpei (167)
  • Eleições (2)
  • FNDCT (1)
  • Fomento (18)
  • Gestão da Inovação (7)
  • Governo Estadual (3)
  • Governo Federal (11)
  • Guia Prático de Apoio à Inovação (3)
  • IBN (1)
  • ICT-Empresas (4)
  • Imprensa (5)
  • Indústria-Startup (13)
  • Innovation Architect (1)
  • Inovação (7)
  • Inovação Aberta (8)
  • INPI (11)
  • Institutos privados de pesquisa (7)
  • Institutos públicos de pesquisa (9)
  • Inteligência Artificial (2)
  • Internacional (7)
  • Internet das Coisas (1)
  • Lei do Bem (16)
  • Leis de incentivo (36)
  • Nacional (17)
  • NIT (6)
  • Notícias (36)
  • Orçamento para PD&I (1)
  • PD&I (11)
  • Pesquisa (4)
  • Políticas Públicas (11)
  • Programa Nacional (5)
  • Programas Estratégicos (12)
  • Propriedade Intelectual (9)
  • Publicações (13)
  • Recursos (9)
  • Recursos para Inovação (23)
  • Sem categoria (21)
  • Startups (9)
  • Transformação digital (4)

Tags

ambiente de inovação covid-19 evento evento de inovação Fomento Gestão da Inovação Gestão da PI GT Indústria Startup GT Marco Legal indústria 4.0 inovação inovação aberta INPI Interação ICT-Empresa lei do bem MCTIC open innovation propriedade intelectual startups tecnologia

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901

 

Comunicação: comunicacao@anpei.org.br

Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br

Fabio – +55 11 99194-5037
associado@anpei.org.br

© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.
Nós, da ANPEI, nos preocupamos com a sua privacidade.
Ao clicar em “Aceitar” você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e melhorar as iniciativas de marketing.
Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR