Workshop mostra como utilizar incentivos à inovação
As empresas que tiveram despesas com inovação tecnológica ou fizeram investimentos nessa área em 2007 talvez possam usufruir dos incentivos fiscais previstos na Lei do Bem e, assim, pagar menos imposto de renda.
Esclarecer as empresas sobre essa possibilidade é um dos objetivos do workshop Como utilizar a legislação de incentivo à inovação tecnológica, organizado pela Anpei e ministrado em parceria com a empresa Rocha Marques Assessoria Empresarial. No workshop, são apresentadas as oportunidades e os benefícios da legislação de estímulo à inovação e dos programas de apoio à P&D&I das agências de fomento.
“Este momento, em que as empresas estão se dedicando à preparação do balanço contábil e financeiro de 2007, é oportuno para conhecerem a legislação pró-inovação e saberem o que poderá ser deduzido do imposto de renda”, observa Olívio Ávila, diretor executivo da Anpei. Ele lembra que as deduções decorrentes de gastos com inovação são automáticas; não precisam de autorização prévia do governo federal.
Essas e outras informações, como a maneira de fazer os registros contábeis dos itens passíveis de incentivo, são apresentadas no workshop. Lançado em agosto de 2006, o projeto já atendeu mais de mil participantes e foi apresentado em dezenas de empresas, como Klabin, Vale, Rhodia, DuPont e Braskem.
Os interessados no workshop Como utilizar a legislação de incentivo à inovação tecnológica devem entrar em contato com a Anpei pelo telefone (11) 3842-3533 ou pelo e-mail anpei@anpei.org.br. O serviço é gratuito para as associadas da Anpei. Para as empresas e instituições não associadas há uma política diferenciada para a realização do workshop, em que é feita uma análise caso a caso.