XI Conferência Anpei, que será realizada entre os 20 e 22 de junho, em Fortaleza, recebeu a inscrição de 72 cases, dos quais 41 foram selecionados para serem apresentados durante o evento. Dos escolhidos, quatro foram considerados de destaque e serão apresentados em sessão plenária, às 13h30 do dia 21, terça-feira. São os cases das empresas Embraco, Grupo Fleury, Piscis e Rhodia. Entre os escolhidos, há cases de grande interesse, diz Mário Barra, coordenador da Conferência. Ele cita como exemplo dois lançamentos globais de produtos, um pela Embraco e outro pela Rhodia. No caso da Embraco, o produto é um micro compressor para aplicação em várias áreas, como refrigeração de equipamentos eletrônicos e interior de veículos e transporte e armazenamento de vacinas e de órgãos para transplantes. A Rhodia, por sua vez, desenvolveu um polímero que poderá ser empregado na fabricação de tomadas, interruptores, válvulas especiais e outras peças de geometria complexa. Um teste para diagnóstico do vírus Influenza A H1N1, causador da chamada gripe suína, desenvolvido pelo Grupo Fleury, é outro dos quatro cases de destaque. O método é mais sensível, específico e rápido que outros existentes. O quarto case será apresentado pela Piscis, uma empresa do Ceará. Trata-se de um sistema de aproveitamento econômico de resíduos provenientes do processamento da tilápia. Ele inclui a coleta, transporte e processamento das vísceras desse peixe, que permite o aproveitamento integral do resíduo das margens dos açudes, o que também contribui para diminuir seu impacto ambiental. De acordo com Barra, há diferenças no tratamento dispensado aos cases nesta reunião da Anpei em relação às anteriores. Agora, todos eles serão registrados nos anais da Conferência e poderão ser apresentados também em forma de pôster. Haverá para isso espaço e horário definidos. Além disso, devido à demanda crescente nos últimos anos, todas as propostas foram avaliadas pela equipe técnica da Conferência para a seleção. Entre os requisitos estabelecidos para a escolha estavam a aderência ao tema da Conferência, os resultados (comerciais, econômicos e técnicos) da inovação e a clareza do texto. Também contou ponto na avaliação a originalidade da solução, a possibilidade de replicação na prática empresarial, o ineditismo do caso e a sua abrangência local/regional.

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