História e Governança

Conheça o Estatuto da ANPEI

Acesse abaixo o documento completo:

Acessar Estatuto

Presidente

Image module

Rafael Navarro

Mandato: 2020-2022

Atual líder global de Gestão do Conhecimento na Braskem e presidente da ANPEI, Navarro é formado em engenharia Químico pela Escola de Engenharia Mauá (EEM), com MBA pelo IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) e Especializações em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e pela EMI (Escola de Marketing Industrial).

Com 23 anos de experiência na Indústria Petroquímica, tem passagem pelas áreas de Marketing e Exportação, Planejamento Estratégico e Inteligência Competitiva e Gestão da Inovação. Rafael também é membro do Conselho do SEBRAE-SP, do Conselho Consultivo do Chemical Abstracts Service no Brasil e do Conselho de Administração do Centro de Projetos para Manufatura Avançada do Fraunhofer@ITA.

Vice Presidente

Image module

Paulo Gandolfi

Mandato: 2020-2022

Atual diretor de Operações de P&D e Inovação na América Latina pela 3M e vice-presidente da ANPEI, é formado em Engenharia de Materiais pela UFSCar, com mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais também pela UFSCar e MBA Executivo, em Marketing, pela ESPM Campinas e em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela UNICAMP. Iniciou a carreira profissional na Rhodia S.A. e atua desde 1997 na 3M, passando por diferentes áreas e unidades de negócios da companhia, inclusive 3 anos nos EUA em nossa matriz. Também exerce a função de vice-presidente do pilar de Ciência e Tecnologia do Instituto 3M e é membro do board of trustees da Escola Americana de Campinas, representando a 3M como uma das empresas associadas e fundadora da EAC.

Diretores

Image module

Alex Dal Pont

Mandato: 2020-2022

É Gerente de Inovação no Centro de Pesquisas e Inovação da Petrobras – CENPES e lidera o programa de engajamento com startups da empresa.

Possui 19 anos de experiência em pesquisa e inovação, sendo mais de 11 anos na liderança de projetos de inovação na Petrobras em parcerias com universidades, instituições de pesquisa, operadoras de O&G e fornecedores, no brasil e no exterior. Esteve à frente do desenvolvimento de sistemas de processamento submarino para produção de petróleo offshore, da qualificação de dutos e umbilicais submarinos para o Pré-sal e do desenvolvimento e implantação de diversas tecnologias para otimização das atividades submarinas. Atuou em diversas frentes de colaboração na indústria, tendo sido representante da Petrobras na International Association of Oil & Gas Producers (IOGP) e organizado diversos eventos técnicos nacionais e internacionais na área de O&G.

É engenheiro mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, mestre em Metrologia Científica e Industrial pela UFSC e possui MBA em Investimento em Private Equity, Venture Capital e Startups, pela FGV.

Image module

André Gasparotti

Mandato: 2020-2022

Graduado pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP em Engenharia Civil, com Especialização em Engenharia Aeronáutica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e MBA Profissional em Gestão Empresarial Avançada pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado).

Possui experiência de 19 anos na indústria Aeronáutica, no desenvolvimento e certificação de produtos, sendo mais de 15 anos na liderança de projetos de desenvolvimento tecnológico da EMBRAER em parceria com diversas Universidades, instituições de pesquisa e empresas dentro e fora do Brasil.

É atualmente Diretor de Desenvolvimento Tecnológico da EMBRAER, responsável pela gestão de Cooperações Tecnológicas e da Propriedade Intelectual, definição da Estratégia Tecnológica, e desenvolvimento de tecnologias que alavanquem a competitividade da empresa.

Image module

Andrea Soares

Mandato: 2020-2022

Graduada em Engenharia Química pela UNICAMP, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA Executivo na Kellogg School of Management, Andrea Soares iniciou a sua carreira como trainee na Oxiteno em 1994.

A executiva trabalhou como Gerente de Mercado, sendo responsável por diversos mercados, como Cuidados Pessoais, Cuidados Domésticos, Tintas e Revestimentos e Produtos Químicos para Construção. Durante três anos, trabalhou como Gerente de Marketing Global. Em 2010, ingressou no Diretoria da Oxiteno como Comercial Chief responsável por toda a Operação Comercial da Companhia, em nível global. Responsável por Supply Chain, Marketing, Vendas, Exportações e todos os escritórios de vendas (Argentina, Colômbia, Europa, EUA e China), liderando um grupo de 180 pessoas com 11 gerentes seniors como relatores diretos.

Em 2016, viveu nos EUA, sendo Gerente Geral do novo empreendimento da Oxiteno naquele país. Desde o início de 2017, é a Chief Marketing and Innovation Office, responsável pela estratégia global de longo prazo para os principais mercados, produtos e inovação por meio de P&D, matérias-primas essenciais, assuntos regulatórios e comunicação institucional em nível global. Responsável por 9 relatores diretos e 210 pessoas.

Image module

Bruno Moreira

Mandato: 2020-2022

É CEO da Inventta, sócio da KPTL e do TroposLab. Graduado em Engenharia Mecatrônica pela PUC de Minas Gerais e Pós-Graduado em Marketing pela ESPM, iniciou sua carreira na Artur Andersen, passando em seguida pela DiamondCluster Intl. e pela Telefónica.

Fundou e empreendeu a Inventta onde liderou projetos de inovação, estratégia e novos negócios junto a grandes empresas como: Petrobrás, Vale, Natura, Nestlé, Fibria, Promon, PepsiCo, Suzano, Solvay, Saint-Gobain, J&J, Kimberly-Clark, Bosch, Basf, John Deere, MARs, EDP, Cebrace, Braskem, Telefônica, Siemens, Samsung, M. Dias Branco, Whirlpool, Basf, Votorantim Cimentos, VLI, CTG, Promon, NET e instituições como o MDIC, MCTI, CNI, ABDI, Sebrae e ANPEI.

Image module

Fernando Bertolucci

Mandato: 2020-2022

Diretor Executivo de Tecnologia e Inovação da Suzano S.A., responsável pela liderança corporativa do processo de inovação tecnológica da empresa. Engenheiro Agrônomo e Mestre em Melhoramento Genético de Plantas pela ESAL / UFLA, com 31 anos de experiência na indústria de produtos florestais. Atualmente responde pelos desenvolvimentos tecnológicos nas áreas de Melhoramento Genético, Biotecnologia, Manejo Florestal, Processos e Produtos de Celulose, Papel e Biorrefinaria / Biomateriais. Possui cursos de especialização em Manejo Florestal (UFLA), Gestão Empresarial (Fundação Dom Cabral), Product Development (University of Cambridge – Inglaterra), Driving Strategic Innovation (IMD – Suíça) e Global Executive Academy (MIT – EUA).

Image module

Filipe Cassapo

Mandato: 2020-2022

É Diretor do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, do Senai Paraná. É também Presidente da Enrich in Brazil, associação para o fortalecimento das parcerias entre a União Europeia e o Brasil, em Ciência, tecnologia e Inovação. Foi Diretor eleito na ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras de 2012 a 2018. Atuou como Diretor do Centro Internacional de Inovação do Sistema Fiep, tendo participado da sua criação a partir de 2009. Foi diretor da Faculdade Senai Curitiba. Foi líder do Processo de Gestão do Conhecimento da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade. Foi Gerente de Gestão do Conhecimento da Votorantim Industrial, e Gerente de Tecnologia da Informação na Siemens, onde foi responsável pelo tema Gestão do Conhecimento e da Informação para a Região MERCOSUL.

Foi responsável pelo desenvolvimento e inauguração do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica do Senai Paraná, sendo este o primeiro dos Institutos Senai de Inovação inaugurado no Brasil Possui 20 anos de experiência em estratégias, transformação organizacional e inovação, e é palestrante e consultor no Brasil e no exterior, em projetos junto à Agência de Desenvolvimento do Luxemburgo (LuxDev), à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e à União Europeia. Filipe M. Cassapo, graduado em Engenharia da Computação pela Université de Technologie de Compiègne (UTC, França, 2000), possui uma especialização em Ciências Cognitivas e Epistemologia (UTC, França, 2000) e é Mestre em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2004).

Image module

Lidiane de Oliveira

Mandato: 2020-2022

Lidiane de Oliveira é diretora de Pesquisa e Inovação para a América Latina da Rhodia, do grupo Solvey.

Doutora em Ciências pela Unicamp, com mestrado e bacharelado em Química pela mesma universidade, Lidiane possui 22 anos de experiência em indústrias químicas e de bens de consumo, liderando equipes na área de PD&I em empresas como Unilever, Oxiteno e Symrise. Além disso, é  membro do conselho técnico consultivo dos Institutos SENAI de Inovação de Biomassa e de Biossintéticos e docente do curso de especialização em Gestão estratégica da inovação tecnológica, oferecido pela Unicamp.

Image module

Marcela Martinelli

Mandato: 2020-2022

Formação em Química pela USP (1999 – 2004), especialização em Administração pela Poli/USP (2007 – 2008), e Especialista em Gestão Industrial pela Fundação Vanzolini/USP. Atuou na área de P&D da Akzo Nobel Tintas Automotivas (2002 – 2004). Na Natura iniciou na área de Ciência e Tecnologia com foco em pele e, atualmente, é Gerente Sênior de Inovação na Natura Cosméticos sendo responsável pelos temas de Inovação Aberta e Gestão estratégica de Inovação.

Lidera os temas de Inovação Aberta, Propriedade Intelectual, Gestão de Processo e Pipeline de Inovação, Gestão de Portfólio de Projetos, Planejamento Estratégico de Inovação, Fomento à Inovação e Empreendedorismo Inovador.

Image module

Maria Carolina Rocha

Mandato: 2020-2022

Desde 2018 está a frente da gestão e condução da estratégia da ABGI Brasil como CEO, empresa na qual está há mais de 13 anos. Ao longo de sua carreira, acumulou experiência na gestão de projetos de recursos financeiros para inovação, coordenando equipes na análise de projetos, enquadramento legal, avaliação fiscal de benefícios fiscais da Lei do Bem, captação de recursos, gestão e priorização de portfólio para inovação, e na avaliação de modelos jurídicos para estruturação áreas dedicadas a P&D, nos mais diversos setores, como mineração, automotivo, óleo e gás, elétrico, siderurgia, químico, tecnologia da informação, alimentício, dentre outros.

Possui experiência também na elaboração de pareceres na área fiscal e tributária acerca da utilização dos incentivos à inovação e também de outros temas da área tributária e empresarial. Participou da coordenação e elaboração do livro “Lei do Bem: Como alavancar a inovação com a utilização dos incentivos fiscais”. Também é co-autora do livro “Fomento à Inovação: da ideia ao recurso”. Em 2013, visitou os escritórios da ABGI USA, em Houston, e em 2017, ABGI France, em Lyon, em busca de oportunidades globais para os clientes e equipe do Brasil. Foi professora do MBA em Business Innovation da FIAP e da pós-graduação de Gestão Fiscal e Tributária da PUC-MG.

Formação:
>Graduação em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos.
>Especialização em Direito Tributário pela Faculdade de Direito Milton Campos.
>Curso de extensão em Finanças pelo IBMEC.

Image module

Marisa Rizzi

Mandato: 2020-2022

É Farmacêutica Industrial com experiência e especialização em Tecnologia Farmacêutica e Inovação.

Atua há 25 anos no setor farmacêutico, dos quais 18 foram dedicados à área de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos Inovadores na indústria.

Image module

Newton Frateschi

Mandato: 2020-2022

O Professor Newton C. Frateschi é o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp. Ele foi diretor do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas de 2014 a 2017 e vice-diretor do mesmo instituto de 2010 a 2014.

Frateschi também foi o diretor do Centro para Componentes Semicondutores e Nanotecnologias da Unicamp de 2005 a 2010. De 2001 a 2003, Frateschi atuou como projetista sênior em optoeletrônica no grupo avançado de tecnologia para dispositivos fotônicos da T-Networks Inc., na Pennsylvania, Estados Unidos. Ele é mestre e PhD em Engenharia Eletrônica pela University of Southern California e bacharel e mestre em Física pelo IFGW Unicamp. Frateschi também é pesquisador do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, liderando o Laboratório de Pesquisas em Dispositivos (LPD) do IFGW. É autor e coautor de mais de 100 artigos científicos e de várias patentes internacionais, principalmente nas áreas de optoeletrônica e fotônica.

Image module

Ricardo Marques

Mandato: 2020-2022

Pós-graduado em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela Unicamp (2011) e em Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2006). Mestre em Engenharia da Produção com foco na gestão tecnológica pela Unicamp (2004). Engenheiro civil formado pela Universidade Católica de Goiás (1992).

Possui 12 anos de experiência em empreendimentos de geração e transmissão de energia e 15 anos em gestão de serviços tecnológicos, P,D&I em diversos campos, com aplicação de metodologias de gestão de desempenho, projetos e processos e planejamento estratégico de negócios e tecnologia. No período de 2014 a 2017 geriu o trabalho que melhorou significativamente os indicadores de resultados da área de tecnologia de FURNAS. Colaborador de trabalhos de planejamento estratégico no âmbito de FURNAS e de gestão tecnológica, gestão de riscos e projetos no âmbito do Sistema Eletrobras. Atualmente atua no Comitê Técnico da Conferência Anpei 2017. Coordena atividades de gestão estratégica de negócios e tecnologia na área de empreendimentos de geração e o programa de eficiência energética de FURNAS.

Image module

Rony Sato

Mandato: 2020-2022

É Engenheiro Químico, com Mestrado em Biotecnologia e MBA em Administração Industrial e Gestão de Tecnologias de Inovação. Sua posição atual é Gerente de Tecnologia e Inovação da BASF S.A. tendo 18 anos de experiência em gestão da inovação, consultoria de gestão, desenvolvimento de novos negócios, engenharia de projetos, síntese de produção, transferência tecnológica e laboratório de desenvolvimento de processos em diversas áreas como soluções agrícolas, corantes têxteis e refino de açúcar. Ele passou 5 anos pesquisando adjuvantes de vacinas no Centro de Desenvolvimento de Biotecnologia do Instituto Butantã.

Conselho Fiscal

Image module

Douglas Benitez Ramos

Presidente 

Formado em Ciências Econômicas pela Unicamp (2000), com Especialização em Gestão e Estratégia de Empresas pela Unicamp (2002), Especialização em Diplomacia Econômica também pela Unicamp (2005) e com MBA Executivo Internacional pelo FIA (2011).

Ingressou na 3M em 1999 como estagiário e como funcionário no 2000. Ao longo destes 20 anos exerceu diferentes funções dentro de Finanças, incluindo três expatriações, sendo a primeira nos EUA (2007 – 2009) como Especialista em Planejamento Financeiro, a segunda no México (2012 – 2014) como Gerente Regional de Auditoria Interna e terceira no Peru (2015 – 2019) como Diretor Financeiro para Região Andina. Atualmente é  Controlador para América do Sul com sede no Brasil. Foi Presidente do Comitê de Finanças da Amcham Peru (2017-2018) e desde 2020 é membro do Conselho Fiscal da ANPEI.

Image module

Leandro Romero Costa

Membro Efetivo

Image module

Mario Armando Fernandes

Membro Efetivo

Diretora Executiva

Image module

Marcela Flores

marcela@anpei.org.br

Atual diretora Executiva na ANPEI, Marcela acumula amplo conhecimento em inovação, desde gestão a articulação de políticas públicas, passando por inovação aberta, fomento e propriedade intelectual. Formada em Administração de Empresas, Marcela também tem experiência em relações internacionais bilaterais e controladoria, com passagem em empresas como a Neogrid. Também representa a ANPEI como membro suplente no Conselho de Administração da Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos e Conselho superior da FAPESC.

Atuação

São 35 anos de entidade, constituída por empresas de diversos portes e líderes das principais cadeias produtivas do Brasil, que investem continuamente em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), assim como instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e governo,.

Assim, a ANPEI é a única associação multissetorial e independente do ecossistema de inovação, e reúne entre seus associados 60% do investimento privado em P,D&I e 50% da carteira de investimento em inovação do BNDES.

História

A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) foi articulada no início dos anos 80 no âmbito do PACTo – Programa de Administração em Ciência e Tecnologia – linha de atuação da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo.

Como atividade regular deste programa surgiram as Reuniões Nacionais dos Dirigentes de Centros de Tecnologia de Empresas Industriais, que, dentre outros temas, discutiam melhorias das condições para a prática de P,D&I nas empresas; projeção e visibilidade dessa função para a alta administração; intercâmbio de modelos gerenciais bem-sucedidos e absorção e capacitação de recursos humanos.

Em 1983 foi proposta e aprovada a criação de uma associação nacional que exercesse papel ativo de representação das empresas engajadas em atividades de P,D&I com o governo e a comunidade.