Ativo desde 2007, tem sido fórum de discussão para aproximar academia e setor empresarial para promover inovação. Este grupo caracterizou os modelos e as etapas ideais dessa interação, com foco no desenvolvimento tecnológico e na capacitação. Após intensa troca de experiência nos últimos anos, atualmente, concentra-se na consolidação e difusão de macrodiretrizes para a promoção da interação entre instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e empresas na forma de um guia de boas práticas.

Frentes de Trabalho
• Mapear no Brasil as práticas existentes de parcerias entre empresas e ICTs.
• Identificar os alavancadores de oportunidades e as barreiras existentes em diferentes áreas (legal, tributária etc.).
• Elencar e consolidar as macrodiretrizes que favorecem o desenvolvimento da interação entre ICTs e empresas.
• Associar as melhores práticas de mercado mapeadas às diretrizes traçadas.

Principais Entregas
2012Guia de Boas Práticas para Interação ICT – Empresa – publicação inédita lançada durante a XII Conferência Anpei, realizada em Joinville (SC). Apresenta os aspectos-chave para o sucesso das parcerias.
2014: Mapa do Sistema Brasileiro de Inovação. Desenvolvido em parceria com o Comitê de Fomento Anpei, é resultado de um estudo das relações interativas do ambiente de inovação brasileiro. Aponta os principais atores, fluxos de interação e desafios do contexto brasileiro. O Mapa foi lançado durante a XIV Conferência Anpei em São Paulo (SP).
2015: 3ª Edição do Guia de Interação ICT – Empresa. A publicação conta com novos conteúdos relacionados ao mapeamento de demandas e à inovação aberta, novos modelos de parceria no sistema nacional de inovação, atualização de dispositivos legais e novo formato baseado em um mapa mental para facilitar a navegação pelas diferentes partes do Guia.

Coordenador: Alessandro Rizzato (Gerente de Relações Externas e Captação de Recursos da Rhodia/Solvay)

Vice-Coordenadora: Patrícia Leal (Diretora de propriedade intelectual da Inova Unicamp)

Diretores Padrinhos: Ricardo Rabelo (Presidente da Feop)

Agenda 2019

28 de fevereiro – Reunião conjunta com Fomento
19 de março – Unicamp
30 de abril
01 de agosto
05 de novembro – Reunião conjunta com Propriedade Intelectual
05 de dezembro