A Associação repudia qualquer redução no orçamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, entidade que é de extrema importância para o desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo.
A ANPEI vê com preocupação e apreensão a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), encaminhada pelo Executivo estadual de São Paulo à Assembleia Legislativa. A proposta prevê o corte de 30% no orçamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp em 2025 – podendo resultar em uma perda anual de até R$ 600 milhões.
Conforme o previsto na Constituição paulista, 1% da receita tributária estadual é repassada à agência, responsável por manter as pesquisas de altíssima qualidade. Atualmente, a Fapesp financia 10 mil bolsas para pesquisadores, além de manter laboratórios, centros de inovação tecnológica e startups focadas em soluções nas áreas de saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, bioenergia e biodiversidade, sendo referência não só no país como na América Latina.
Reforçamos que a Fapesp desempenha desde 1962 um papel fundamental de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação no Estado. Sendo um parceiro fundamental para manter a economia forte e as empresas competitivas quanto à inovação.
Por isso, reforçamos a importância de manter o orçamento integral e garantir o excelente trabalho que a Fundação tem feito em prol da melhoria e do desenvolvimento do Estado de São Paulo e, consequentemente, do país.