Como entidade representativa do segmento das empresas e instituições inovadoras, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) atua junto com as instâncias de governo, os setores produtivos e os formadores de opinião, disseminando a importância da inovação tecnológica para a competitividade das empresas e o desenvolvimento do Brasil.

A entidade é constituída por empresas de diversos portes e líderes das principais cadeias produtivas do Brasil, que investem continuamente em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I). Assim, seu caráter multissetorial é um grande diferencial.

A Anpei também é formada por entidades do Sistema Nacional de Inovação (SNI), como universidades, institutos de pesquisa públicos e privados, federações de indústrias e órgãos de governo, como secretarias de governo de ciência, tecnologia e inovação e fundações de amparo à pesquisa dos Estados. Há, ainda, os sócios individuais, pessoas físicas que atuam ou têm interesse nas áreas de política e gestão de inovação.

A Anpei promove, então, a integração e a parceria entre esses atores do SNI em prol da inovação tecnológica, com mais de 250 associados, que representam R$ 10 bilhões em investimento em P,D&I no país. A Associação participa ativamente dos debates que norteiam os incentivos fiscais à inovação, o sistema de proteção intelectual brasileiro, e outros temas relevantes na agenda de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) nacional.

Além da atuação política, a Associação promove a difusão da cultura da inovação. Uma de suas principais ações nesse sentido é Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, o maior evento anual sobre inovação do país. O evento reúne em um mesmo local especialistas em inovação nacionais e internacionais, representantes do governo, das empresas e de instituições de ensino e pesquisa.

A Anpei também atua na capacitação de recursos humanos para inovação, através do programa de educação continuada EducAnpei, com cursos sobre inovação tecnológica.

Outra iniciativa importante da Anpei são os Comitês Temáticos, que se reúnem mensalmente para debates e troca de experiência. Um dos resultados práticos do trabalho dos Comitês, por exemplo, é o “Guia de Boas Práticas para Interação ICT – Empresa”.

Histórico
A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) foi articulada no início dos anos 80 no âmbito do PACTo – Programa de Administração em Ciência e Tecnologia – linha de atuação da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo.

Como atividade regular desse programa surgiram as RENAD’s – Reuniões Nacionais dos Dirigentes de Centros de Tecnologia de Empresas Industriais, que, dentre outros temas, discutiam melhorias das condições para a prática de P,D&I nas empresas; projeção e visibilidade dessa função para a alta administração; intercâmbio de modelos gerenciais bem-sucedidos e absorção e capacitação de recursos humanos.

Em 1983 foi proposta e aprovada a criação de uma associação nacional que exercesse papel ativo de representação das empresas engajadas em atividades de P,D&I com o governo e a comunidade.

Em abril de 1984, sob a liderança de um Comitê de Implantação, a Anpei foi constituída oficialmente como entidade sem fins lucrativos.

Missão
Estimular a inovação nas empresas como fator estratégico para a competitividade e produtividade das companhias e para a política econômica, industrial, científica e tecnológica do País.