19/05/2016
A aceleração das mudanças tecnológicas nos últimos tempos faz com que líderes tenham capacidade de se antecipar aos concorrentes e prever tendências para assegurar a sobrevivência de seus negócios. Esse foi o principal assunto debatido durante o Fórum HSM de Liderança e Alta Performance, que aconteceu entre os dias 17 e 18 de maio no WTC Events Center, em São Paulo, capital.
O evento trouxe para o Brasil grandes nomes nacionais e internacionais das áreas de empreendedorismo, gestão de pessoas, e tecnologia e inovação, como Claudio Fernández-Aráoz, consultor e professor da Harvard Business School; Christian Orglmeister, sócio do The Boston Consulting Group (BCG); Salim Ismail, fundador e embaixador mundial da Singularity University; Raj Sisodia, cofundador do movimento global capitalismo consciente; Rony Meisler, empreendedor e CEO da marca Reserva; Facundo Guerra, um dos empreendedores mais bem-sucedidos e criativos da noite paulistana; Michael Watkins, professor do IMD na Suíça e presidente da Genesis Advisers; e Robert Safian, editor-chefe e diretor-geral da Fast Company,
O primeiro dia teve início com a apresentação de Salim Ismail, fundador e embaixador mundial da Singularity University, que explicou como as empresas exponenciais tem um entendimento diferenciado sobre a evolução da tecnologia; como transformar uma empresa para adotar as ideias e a estrutura de uma organização exponencial; a importância da instituição construir e se manter como uma plataforma; e como criar ordem a partir do caos da alta velocidade, com uma abordagem voltada para o processo.
Claudio Fernández-Aráoz, consultor e professor da Harvard Business School, falou sobre liderança no século XXI, deu dicas sobre como selecionar as pessoas certas e trabalhar a portabilidade do talento e dissertou sobre as grandezas individual e coletiva.
O empreendedor e CEO da marca Reserva, Rony Meisler, abordou a economia compartilhada como potencial de transformação social e evolução dos negócios. Ele destacou o novo contexto das marcas, no qual o consumidor busca personalidade e quer ser o protagonista de seus próprios produtos. Além disso, Rony citou o empreendedorismo social, ou seja, quando as marcas entendem o impacto social e ambiental que deixam para a sociedade.
Para finalizar o primeiro dia de Fórum, Christian Orglmeister, sócio do The Boston Consulting Group (BCG), ensinou como atingir eficiência organizacional pensando em simplicidade, custos e sustentabilidade. O empresário apontou o papel do gestor nesse ambiente tão dinâmico e digital e a importância de priorizar valores e traços culturais para atingir resultados sustentáveis e inovadores.
No dia 18 de maio, o Fórum HSM de Liderança e Alta Performance teve início com a palestra de Robert Safian, editor-chefe e diretor-geral da Fast Company, que criou o termo Geração Flux.
Trata-se de um grupo de indivíduos resilientes e com alta capacidade de adaptação e inovação em situações de grande instabilidade. Tais pessoas foram treinadas pelo mundo moderno a serem multitarefas, e, talvez por isso, uma das características é a linha tênue entre trabalho e vida pessoal. Dificilmente tais pessoas se desconectam do trabalho, acessando informações via mobile, web ou até estudando e pensando em soluções que possam resolver alguns dos problemas vistos no dia a dia. Isso não significa que eles estão fisicamente presentes sete dias por semana.
De acordo com Safian, este grupo é responsável pelas mudanças realizadas com alta velocidade na sociedade atual. Esta geração não é definida pela idade cronológica, mas pela habilidade de adaptação e dedicação. O que move estas pessoas é o propósito por trás do que fazem. Quando elas seguem seus objetivos e conseguem criar uma empresa, o propósito se torna uma grande vantagem competitiva em relação a outras no mesmo segmento.
No Fórum HSM, o empresário apresentou como essa geração está criativamente se adaptando às mudanças e prosperando em uma época de transformação acelerada. Para isso, Safian usou alguns exemplos; como a Ford, que atualmente é uma empresa de global mobility, e a rede de fast food Taco Bell, que lança um prato novo a cada três semanas.
Logo em seguida, Michael Watkins, professor do IMD na Suíça e presidente da Genesis Advisers, apresentou três tipos de aceleração – do aprendizado (o que é preciso aprender para ser eficaz no novo cargo?), de conexões (como avaliar o panorama político para identificar os principais stakeholders e influenciar as redes de poder?), e de mudanças (como identificar a mudança organizacional e como elaborar uma estratégia para alcançá-la?).
Facunda Guerra foi considerado o rei da Rua Augusta pelo The New York Times. Ele fez da cultura e do entretenimento um negócio de 40 milhões ao ano. Em sua participação no Fórum HSM, o empresário apresentou a visão corporativa e a de empreendedor e deu dicas sobre como extrair o melhor de cada uma. Ele também expôs ferramentas e exemplos utilizados nas organizações e que foram replicados em sua trajetória de empreendedorismo.
O último palestrante do evento foi Raj Sisodia, cofundador do movimento global capitalismo consciente, falou sobre a importância de uma boa liderança. “Sem isso haverá conflitos, caos e baixo desempenho”. Segundo ele, os melhores líderes incorporam uma mistura de qualidades práticas e emocionais.
Foto: Robert Safian, editor-chefe e diretor-geral da Fast Company, que criou o termo Geração Flux