FGV apresenta 1º Censo Brasileiro de Private Equity e Venture Capital
A Fundação Getúlio Vargas anunciará no dia 6 de outubro os resultados do 1º Censo Brasileiro de Private Equity e Venture Capital. Foram obtidas informações das 70 empresas gestoras de PE/VC identificadas no País, entre elas o Banco do Brasil, GP Investimentos e Votorantim Novos Negócios. Resultado do esforço do Centro de Estudos em PE/VC da FGV (Gvcepe), a pesquisa é apoiada por instituições como a FINEP, a Bolsa de Valores de São Paulo e a Emerging Markets Private Equity Association.
As empresas gestoras responderam a mais de 160 perguntas sobre temas como: remuneração da equipe de profissionais, histórico dos últimos cinco anos de atividade, práticas de governança, monitoramento e acompanhamento estratégico das empresas do portfolio e os critérios utilizados para selecionar propostas de investimentos.
Segundo o estudo, o volume total de recursos comprometidos com a indústria, somados os já aplicados e os disponíveis, era de US$ 5,5 bi em dezembro de 2004. Existem hoje no Brasil 102 fundos geridos por 70 empresas gestoras. No total, são empregadas 500 pessoas. No ano passado, os gestores receberam 3.500 propostas de investimento, das quais 35 tornaram negócios efetivos. No fim de 2004, existiam cerca de 300 empresas no País já investidas com recursos de PE ou VC.
Os resultados são referentes ao período compreendido entre 1999 e 2004. São informações que permitirão ao público em geral tomar conhecimento de quem são e como operam as empresas gestoras de PE/VC no Brasil. Além disso, ajudará investidores a decidir sobre aplicações, empreendedores a se orientar na busca por capital e governantes a implementar políticas públicas adaptadas às necessidades de desenvolvimento da indústria. O Censo também permitirá a comparação dos resultados de estudos internacionais realizados em países da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania.
Fonte: Portal Capital de Risco