Fundação Certi leva Sapiens Domus para evento internacional no RJ
Visitantes da Expointerativa poderão participar como integrantes de um jogo ambientado em uma plataforma de experiências com tecnologia de ponta
Com a missão de promover experiências altamente memoráveis através da integração entre conteúdo e tecnologia, a Fundação CERTI (Centros de Referências em Tecnologias Inovadoras), de Florianópolis, SC, vem desenvolvendo desde 2001 a plataforma Sapiens, nas versões outdoor (Sapiens Circus) e indoor (Sapiens Domus). A essência da plataforma é integrar educação, inclusão digital e entretenimento através da imersão em histórias e jogos com o uso de tecnologias de interatividade de última geração.
Com experiências bem sucedidas do Sapiens Circus em Manaus através do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), para estudantes de ensino fundamental, e em Brasília, através do Sebrae, no jogo empresarial SuperAção Empreendedora, a plataforma Sapiens terá sua primeira demonstração internacional na Expo-Interativa – Ciência para todos, evento integrante do 4º Congresso Mundial de Centros de Ciência, que acontece no Rio de Janeiro, de 11 a 17 de abril. Durante o evento a CERTI fará a demonstração do Sapiens Domus, uma estrutura inflável em forma de domo com 145 m2 de área. O evento deve ser freqüentado por cerca de 70 mil pessoas, que poderão ver – e sentir – de perto as aplicações da tecnologia para a chamada “economia da experiência”.
Tensão Epidêmica – O Sapiens Domus integra elementos de cinema, teatro, gincana e lan houses, com uso de tecnologias de informação, comunicação e áudio-visual (telões de alta resolução, projetores, sistemas de iluminação e som com alta potência, mesas interativas e sistema digitais). A estrutura lembra a de um circo tradicional, mas o ambiente totalmente automatizado faz com que os visitantes deixem de ser meros espectadores para interagirem com o conteúdo e participarem da experiência. Através do jogo “Missão Sapientia: Tensão Epidêmica”, os visitantes da Expo-interativa terão que criar um remédio contra uma doença epidêmica trazida para a Amazônia através de um inseto alienígena. Os participantes estarão divididos em equipes e terão que buscar nos biomas brasileiros as substâncias ativas para eliminar a epidemia. Vence a equipe que encontrar a cura.
A tecnologia do Sapiens foi totalmente desenvolvida no Brasil, e pode ser definida como uma ferramenta do Experimental Marketing, uma tendência mundial em linguagem de ensino e aprendizado, para aplicações educacionais e comerciais.
“A interatividade com os participantes propõe uma nova linguagem de ensino e aprendizado, transferindo conhecimento com resultados extraordinários”, afirma o Superintendente de Negócios da Fundação CERTI, José Eduardo Fiates. Ele explica que a possibilidade de proporcionar uma participação ativa do visitante abre um leque de aplicações da plataforma em inúmeras frentes, desde comercial até cultural. “Temos uma nova e eficaz ferramenta de comunicação, que pode ser aplicada para os mais diversos fins, mas sempre com a característica de promover experiências inesquecíveis e grande assimilação de conteúdo, já que as pessoas literalmente participam do processo, em um envolvimento direto com o tema a ser apresentado”, afirma Fiates.
O Sapiens Domus estará aberto à visitação durante a Expo-Interativa, no estande 03, das 10h às 20h. Nos dias 14 e 15, das 10h às 14h, haverá um workshop para apresentar os detalhes do projeto e as possibilidades de outras aplicações “experience” para a área de educação, entretenimento e marketing.
Experiência com o Código Da Vinci
A repercussão do best seller O Código Da Vinci, do escritor Dan Brown, é o melhor exemplo de como o envolvimento do público com o conteúdo pode trazer impactos positivos. O sucesso editorial se tornou também um fenômeno turístico em Paris. Os lugares citados no livro e o próprio Museu do Louvre, que guarda a famosa tela Mona Lisa, estão recebendo números recordes de visitas. As pessoas agora vão para conferir as informações citadas no livro. “Este é um exemplo bem recente de marketing da experiência, no qual as pessoas assimilam conteúdos de forma interativa”, explica Fiates. “O fato das pessoas terem passado por uma experiência memorável na forma de leitura de um livro com enredo excitante, faz com que os visitantes do Louvre despertem um novo olhar sobre a obra de Da Vinci e lugares históricos de Paris”, completa.
Da mesma forma, as experiências do Sapiens Domus permitem que crianças, jovens e adultos interajam com conteúdos de forma envolvente e divertida, fazendo com que os resultados de aprendizado e memorabilidade sejam superiores do que nos meios convencionais. Este conceito de aplicação se estende para as áreas de turismo, cultura, responsabilidade social, relações com a comunidade, marketing institucional e exposições itinerantes. Para atender esta demanda ampla de utilização, o conteúdo da plataforma é facilmente customizado. “O projeto já foi desenvolvido para que se possa criar qualquer conteúdo com estas tecnologias, e inclusive permite agregar outras tecnologias de interesse do cliente”, completa Fiates.