21/06/2016
O Ministério do Planejamento abriu uma consulta pública sobre a norma que vai estabelecer a Política de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação dos órgãos federais – integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).
“Esta política é fundamental para envolver a alta administração dos órgãos públicos nas ações de tecnologia. Os projetos de TIC têm de estar focados nas necessidades do cidadão”, afirma Fernando Siqueira, secretário adjunto de Tecnologia da Informação do MP.
O documento determina, entre outras medidas, que cabe à alta administração a responsabilidade pela governança de TIC, sendo exigido que cada órgão defina claramente o papel de cada estrutura interna. Também exige gestão por resultados e medidas de transparência.
Segundo a STI, a participação dos órgãos públicos na consulta é imprescindível, visto serem os agentes das medidas ali descritas. Para participar deve ser feito cadastro no portal Participa.br, onde o texto já está disponível, acessando http://www.participa.br/politica-de-governanca-de-tic-do-sisp/politica-de-governanca-de-tic-do-sisp. As sugestões serão aceitas até 30/06.
(Convergência Digital, com informações do MPOG)