Projeto apoiado pelo RHAE-Inovação é premiado pela Siemens
Projeto apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa RHAE-Inovação, é um dos vencedores do 2º Prêmio Werner von Siemens de Inovação Tecnológica, concedido no início deste ano. Premiado em segundo lugar na categoria Ciência e Tecnologia Modalidade Empresa Incubada, o trabalho “Sistema ALTERE – Alteração Tecnológica de Religadores Hidráulicos” foi contemplado em 2005 com bolsas de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI) do CNPq, totalizando um investimento de cerca de R$ 110 mil.
O Prêmio Werner von Siemens de Inovação Tecnológica na Categoria C&T tem como objetivo reconhecer e divulgar monografias ou artigos científicos, inéditos ou já publicados, que apresentem uma alteração e/ou evolução tecnológica em produtos ou processos existentes e que contribuam para melhorar a vida dos usuários e consumidores.
Este é o segundo prêmio conquistado pelo projeto que, em 2006, foi vencedor também do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), na categoria Melhor Produtor Inovador.
O projeto é desenvolvido pela empresa Lupa Tecnologia e Sistema Ltda, instalada na incubadora de empresas de base tecnológica do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. A empresa criou um sistema de automação de religadores hidráulicos, uma solução economicamente viável para um dos grandes desafios do setor de energia elétrica, que é automatizar as redes de distribuição. A automação traz benefícios para consumidores e concessionárias, pois diminui a duração das interrupções no fornecimento de energia elétrica. O sistema criado permite transformar um religador hidráulico em um equipamento com controle microprocessado, investindo-se somente 20% do custo de um religador novo.
O Programa RHAE-Inovação, coordenado pelo CNPq, financia bolsas destinadas a empresas que desenvolvem projetos tecnológicos e de inovação. O objetivo é agregar profissionais, com capacitação específica, às suas equipes de pesquisa. Com um investimento total de R$ 90,7 milhões nos 899 projetos atendidos, o Programa já se consolidou como um importante instrumento de apoio a empresas que desenvolvem pesquisas com caráter inovador.