01/11/2017
No dia 31 de outubro, a Sala 1 da 16ª Conferência Anpei de Inovação foi palco do “Workshop de Informação H2020: Qual Horizonte para Organizações Brasileiras”, proferido por Ana Paula Rossetto, gestora de projetos da Sociedade Portuguesa de Inovação – Projeto Incobra.
O Workshop teve o objetivo de apresentar as vantagens do H2020 para a comunidade brasileira e de identificar as oportunidades do programa, além de ressaltar as mobilidades de envolvimento possíveis e de apresentar os principais processos necessários para participação de instituições brasileiras.
Ana Paula Rossetto apresentou uma visão geral do programa, as oportunidades para as organizações brasileiras, o portal do participante e um passo-a-passo para submissão de propostas H2020.
Ainda no dia 31 de outubro, aconteceu o workshop “Mapeamento Tecnológico para Identificação de White Spaces e Oportunidades de Negócios”, realizado pela Clarivate, que envolveu conceitos de Analytics em informação tecnológica para identificação de oportunidades de negócios, metodologia de mapeamento tecnológico para criação de análises de white spaces, informação tecnológica para planejamento estratégico, cases de geração de novos negócios e identificação de oportunidades criadas a partir de analytics em informação tecnológica.
O dia 1º de novembro foi dedicado ao Brokerage Incobra Event, que teve início com uma presentação inicial sobre oportunidades de cooperação no H2020 em nanomateriais. Em seguida, aconteceram sessões de matchmaking, nas quais cada participante pode realizar até seis reuniões B2B de até 20 minutos de duração cada.
O objetivo foi reunir empresas e atores de inovação do Brasil e da União Europeia (UE) para explorar possíveis oportunidades de cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação (C,T&I).
O Brokerage Event consiste em uma etapa posterior de um conjunto de atividades do Incobra, que identificaram tópicos emergentes para as atividades de cooperação em P,D&I entre BR-EU, e a subsequente elaboração de Cenários de Cooperação nas áreas identificadas. O projeto desenvolveu cenários em cinco áreas: Economia Biológica Sustentável; Cidades Inteligentes; Manufatura Avançada e Nano Materiais; Energia Verde; e Segurança Alimentar.