***Por Sergio Soares, diretor Global de Inovação da CNH Industrial
Já não há mais dúvida que a inovação colaborativa veio para multiplicar os avanços tecnológicos das empresas. O conceito se tornou um sucesso mundial pela soma de conhecimento, tecnologias e práticas entre colaboradores, parceiros, fornecedores, acadêmicos, consumidores e até mesmo concorrentes, que buscam novas soluções para produtos e serviços, principalmente com foco em produtividade e sustentabilidade.
Como uma equação resolvida em conjunto, interna e externamente, a coopetição (união das palavras cooperação e competição) é um modelo que permite dividir recursos, riscos e custos, além de agilizar, aperfeiçoar e simplificar os processos. Seus benefícios são elevados à medida da sua gestão: é inclusiva, aumenta a taxa de sucesso, garante ganhos de competitividade, abre portas para novas oportunidades de negócios, impulsiona o crescimento macroeconômico e favorece a resiliência em momentos de crise.
Na CNH Industrial, líder mundial no setor de bens de capital, somos adeptos ao modelo colaborativo. Acreditamos que a inovação é feita por pessoas e potencializada pela diversidade delas, num ambiente aberto e inclusivo. Para fortalecer essa cultura, incentivamos diariamente os nossos colaboradores, de diferentes departamentos e níveis hierárquicos, a pensarem em iniciativas e a desenvolverem suas ideias. Realizamos, uma vez ao ano, a Semana da Inovação em todas as nossas fábricas brasileiras. A programação extensa inclui o Innovation Day, que envolve 100% do nosso time e também público externo, para que possamos passar e receber inputs de clientes, parceiros, universidades, centros de pesquisa, órgãos governamentais e da sociedade em geral. Essa troca tem gerado resultados incríveis e muitos já estão sendo incorporados nos nossos processos fabris e nos nossos produtos e serviços.
Com a finalidade de ir além das nossas unidades, também participamos e promovemos, ao longo do ano, ações que engajam e premiam toda a nossa cadeia. O ConectarAGRO é um exemplo, somos uma das empresas associadas que trabalham juntas para levar acesso à internet nas áreas remotas do Brasil e conectar pessoas, máquinas e todos tipos de sensores que possam promover uma agricultura mais sustentável. Esta iniciativa extrapolou todas as nossas expectativas, com processo real de “coopetição”, onde nos juntamos com concorrentes no mercado de máquinas e digital para prover juntos uma solução para um dos maiores gargalos da digitalização no campo, que é a conectividade. Comprovando o valor desta iniciativa, fomos reconhecidos por especialistas em inovação como primeiro colocado na Conferência ANPEI 2020, e teremos a oportunidade de apresentar o case do ConectarAGRO na conferência internacional ALTEC 2021.
Ao longo dos anos, nos tornamos referência em inovação e nossos números comprovam isso. Em 2020, investimos cerca de US $ 1 bilhão mundialmente em Pesquisa e Desenvolvimento, sendo 10% destinado aos projetos da América do Sul. Na região, contamos com sete centros de P&D e mais de 600 profissionais dedicados. Nas fábricas não foi diferente; com o WCM tivemos mais de 12 mil sugestões de melhoria dos empregados, muitas delas focadas em segurança, qualidade e meio ambiente. No ano passado fomos eleitos, pela quarta vez, uma das 10 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação Brasil e reconhecidos como a organização privada que mais publica patentes por inventores brasileiros (INPI).
Então, tentando resolver esta equação de como inovar com foco na experiência dos clientes e sustentabilidade, fica claro que quando cooperamos e trazemos o melhor de um time diverso, num ambiente onde todos têm voz, um mais um é bem mais que dois, e a soma dos esforços na verdade multiplica os resultados.
Sobre a CNH Industrial
CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI /MI: CNHI) uma das líderes globais no setor de bens de capital com experiência industrial reconhecida, tem uma ampla gama de produtos e presença mundial. Cada uma das marcas individuais que pertencem à empresa é uma força internacional de destaque em seu setor específico: Case IH, New Holland Agriculture e Steyr para tratores e máquinas agrícolas; CASE Construction Equipment e New Holland Construction para equipamentos de movimentação de terra; IVECO para veículos comerciais; IVECO BUS e Heuliez Bus para ônibus urbanos e rodoviários; Iveco Astra para veículos de pedreira e construção; Magirus para veículos de combate a incêndio; Iveco Defence Vehicles para defesa e proteção civil; e FPT Industrial para motores e transmissões; CNH Industrial Capital para serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis no website da empresa: www.cnhindustrial.com.
Sobre a ANPEI
A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) é a única entidade brasileira multissetorial e independente do ecossistema de inovação que trabalha em prol do avanço da inovação no país, discutindo e elaborando políticas públicas voltadas ao tema. Com cerca de 200 associados, contabiliza 60% de todo o investimento em PD&I do país e metade da carteira de investimento em inovação do BNDES. Clique aqui, saiba mais e associe-se!