25/01/2017
A representação brasileira composta por ANPEI, CONFAP, SENAI e UNICAMP participou, nos dias 23 e 24 de janeiro, da reunião de lançamento do projeto CEBRABIC – Centro para Cooperação em Inovação e Negócios Europa-Brasil, realizado em Berlim, na Alemanha.
Além das brasileiras, o consórcio, coordenado, pelo Fraunhofer IPK -referência em pesquisa aplicada na Europa – envolve sete outras instituições europeias: Regionalis Tudaskozpont Kft (RCISD) (HU), Deutsches Zentrum Fuer Luft – Und Raumfahrt EV (DLR) (DE), European Business and Innovation Centre Network (EBN) (BE), International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP) (ES), Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) (PT), Oesterreichische Forschungsfoerderungsgesellschaft MBH (FFG) (AT) e Sabanci University (SU) (TK).
Financiado pelo Horizon 2020, programa de fomento à pesquisa e inovação da Comissão Europeia, o objetivo do CEBRABIC é identificar potencialidades para desenvolver a inovação na indústria brasileira, por meio da cooperação com empresas e organizações europeias.
Para isso, o projeto visa a oferta sustentável de um conjunto diversificado de serviços, como a criação de redes e parcerias, consultoria empresarial, compartilhamento de recursos, atração de investimento, capacitação e sensibilização.
O escopo final é a construção do “Centro para Cooperação em Inovação e Negócios Europa-Brasil”.
ANPEI apresenta Plataforma iTec, Comitês, Conferência e Guia de Apoio ao Fomento como ativos ao CEBRABIC
Durante o evento em Berlim, o diretor da Associação, Filipe Cassapo, e a secretária executiva Marcela Gentil Flores, apresentaram a ANPEI para os participantes e destacaram as iniciativas que serão trabalhadas como ativos ao CEBRABIC, facilitando a cooperação entre os ecossistemas de inovação do Brasil e da União Europeia.
A Plataforma iTec, os Comitês Temáticos, a Conferência Anual e o Guia de Apoio ao Fomento são os programas da Anpei que serão envolvidos no CEBRABIC.
SENAI destaca seus Institutos de Inovação
O SENAI, por sua vez, destacou em Berlim a importância de seus Institutos de Inovação como hubs regionais de prestação de serviço em pesquisa aplicada em cooperação com instituições europeias.
A participação no consórcio proporcionará ao SENAI a internacionalização de seus Institutos de Inovação, a redução da curva de aprendizado em tecnologias e o fortalecimento de sua rede de parceiros internacionais.
UNICAMP avaliará os impactos do CEBRABIC
Durante a reunião de lançamento do projeto, a Universidade Estadual de Campinas apontou que estará envolvida, principalmente, na avaliação dos impactos do CEBRABIC e em seu monitoramento ao longo de toda a execução.
Nesse sentido, a Unicamp irá projetar e desenvolver sistemas de avaliação e monitoramento especialmente para esses fins.
CONFAP contribuirá com ações na fase de estudo do contexto brasileiro de P,D&I
Representado por sua vice-presidente, Maria Zaira Turchi, e pela assessora para cooperação com a União Europeia, Elisa Natola, o CONFAP apresentou sua organização para os demais parceiros e suas 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa associadas.
O Conselho destacou também o detalhamento das ações que serão desenvolvidas nas fases de estudo do contexto brasileiro de P,D&I e de implementação para fortalecer a criação de redes colaborativas entre o Brasil e a Europa.