08/06/2017
Na última segunda-feira, 5 de junho, a gerente executiva da Anpei, Marcela Gentil Flores, representou a Associação na 4ª reunião do Núcleo Estadual de Inovação (NEI-SP), que aconteceu na sede do Instituto Euvaldo Lodi de São Paulo (IEL-SP). Na ocasião, estavam presentes representantes da Fapesp, Desenvolve-SP, FEI, Claeq, Elsevier, Inventa e IPD, além de membros de empresas como 3M, Novozymes, Comgas, Elekeiroz e Grupo Melo Cordeiro.
“Essa foi a primeira participação da Anpei nos encontros do NEI-SP. Compartilhamos informações institucionais sobre a Associação e detalhamos como funcionam os nossos Comitês Dinâmicos e os temas que estão sendo trabalhados por eles ao longo de 2017”, disse a gerente excecutiva, que também ressaltou que a Anpei e o IEL estão em fase de assinatura de um termo de parceria.
“O NEI está elencando desafios de inovação do Estado de São Paulo para o recebimento de possíveis soluções de startups paulistas. Então, colocamos a Plataforma iTec à disposição para esse processo. Além disso, também identificamos sinergias entre os programas de educação do IEL e o Educanpei e, em breve, iremos desenhar parceiras nesse âmbito”, disse Marcela.
O superintendente de Negócios e Operações da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve-SP), Eduardo Tadeu Saggiorato, também ressaltou a importância de, junto ao IEL-SP, liderar projetos voltados ao desenvolvimento da cadeia produtiva para empresas âncoras localizadas no estado de São Paulo. Ele alertou que a Desenvolve-SP está comprometida em incentivar a agenda da inovação na indústria paulista.
Representando a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Douglas Zampieri alertou que, em parceria com o IEL-SP e outras instituições, a entidade vai capacitar equipes no interior para auxiliar empresas a escreverem projetos na busca de recursos para a área de inovação.
A reunião também abriu espaço para a gerente da Elsevier, Fernanda Gusmão, apresentar uma plataforma que reúne ferramentas que possibilitam ao usuário fazer pesquisa em tempo real de entidades que ofertam fomento para a área de inovação em todo o mundo.
O diretor do IEL e da CNI em São Paulo, Carlos Alberto Pires, reiterou a importância de o Núcleo definir indicadores de entregas, a fim de, nos últimos meses do ano, ter condições de avaliar e contabilizar todas as demandas e projetos concretizados em termos de soluções para empresas inovarem.
Reuniões itinerantes em parques tecnológicos
O Núcleo Estadual de Inovação decidiu, em sua última reunião, que o fórum passará a fazer reuniões itinerantes em diferentes parques tecnológicos do estado. A primeira já tem local definido! Será em Sorocaba, em data a ser definida no mês de julho. O objetivo principal é dar a oportunidade para que empresas do interior participem de encontros do Núcleo Estadual de Inovação de São Paulo (NEI-SP), que reúne empresas, órgãos do governo e entidades de fomento à inovação.
De acordo com Carlos Alberto Pires, os integrantes do Núcleo terão a chance de ver in loco as ações que estão sendo desenvolvidas pelas empresas regionais. “É também uma oportunidade de interação. Nessas rodadas, levaremos conosco agências de fomento para que as empresas conheçam soluções de incentivo e fomento à inovação”, destacou o diretor do IEL-SP.
Ao longo do segundo semestre de 2017, também serão realizadas rodadas de reuniões nos parques tecnológicos das cidades de São José dos Campos, Ribeirão Preto e Santos.
(Anpei com informações da CNI)