05/04/2016
No dia 30 de março, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) realizou o encontro de encerramento do Programa InovAtiva Brasil – UK Chapter. O evento, que aconteceu no auditório do Centro Brasileiro Britânico (CBB), em São Paulo, recebeu especialistas que debateram os resultados do programa e a missão de internacionalização de empresas que ocorreu no Reino Unido em fevereiro.
A noite teve início com um breve discurso de agradecimento de Marcone Siqueira, gerente de investimento da Agência de Comércio e Investimento do Reino Unido (UKTI). Em seguida, Igor Nazareth, diretor de inovação e empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apresentou alguns resultados do Programa InovAtiva Brasil – UK Chapter. “Apenas seis semanas após o término da missão, que reuniu 14 startups brasileiras no Reino Unido, já temos um resultado muito satisfatório. Uma das empresas já se estabeleceu na Inglaterra e outra já indo para lá também. Quatro estão conversando com investidores britânicos, sendo que uma delas já está com a negociação bem avançada. Uma startup já conseguiu um cliente no Reino Unido e outras duas estão negociando sistemas de distribuição”, comemorou Nazareth.
O evento também contou com uma mesa redonda mediada pela diretora da Anpei, Taíla Lemos, e composta por especialistas em internacionalização de empresa, como Marcone Siqueira, da UKTI; Igor Nazareth, do MDIC; Fábio Bueno Netto, diretor da Anpei; Caroline Vierick, diretora executiva da HBS Alumini Angels of Brazil; Lincoln Lepri, CEO da startup Intelectron e Felipe Cassapo, diretor da Anpei e padrinho do Programa Go Global da Associação, do qual o UK Chapter fez parte.
“A ideia é que essas startups possam crescer, atingir mercados internacionais e criar uma base global, tendo o Reino Unido como parceiro”, explicou Taíla Lemos.

Mentoria e aceleração
Antes de se apresentarem para os investidores britânicos no Reino Unido, os CEOs das 14 startups selecionadas passaram por um processo intenso de mentoria e aceleração de negócios entre os meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016 com a Harvard Business Alumni Angels do Brasil, sob coordenação da Anpei.
“Foi uma experiência maravilhosa e muito satisfatória. Trabalhamos de forma intensa nesse período e percebemos um grande crescimento dos fundadores das startups selecionadas, que eram de diferentes áreas”, apontou Caroline Vierick – diretora executiva da Harvard Business Alumni Angels do Brasil.
“Essa oportunidade de ir para o Reino Unido e mostrar uma tecnologia totalmente brasileira foi muito importante. Prospectamos vários clientes e conhecemos diversos lugares estratégicos. A nossa ideia agora é estabelecer um escritório na Inglaterra e ter uma receita interessante no Brasil para que a nossa empresa cresça ainda mais”, disse Lincoln Lepri, CEO startup da Intelectron.
O diretor da Anpei, Fábio Bueno Netto, destacou o crescimento dos empreendedores após a missão. “O resultado foi espetacular. As empresas se juntaram em um ambiente muito confortável, porque o Reino Unido é o local para internacionalização mesmo. Foi um dos maiores aprendizados da minha vida. A gente pensa que está ensinando, quando, na verdade, está aprendendo”, salientou Fábio, parabenizando todos os envolvidos na missão.
Inovativa Brasil – UK Chapter
Criado em 2013, o InovAtiva Brasil é um programa brasileiro que incentiva empreendedores que buscam atividades inovadoras no mercado global, oferecendo capacitação e mentoria para o estabelecimento de novos negócios. É organizado MDIC, conta com a execução Anpei e parceria da Apex-Brasil.
Em sua 4ª edição, o programa criou o capítulo UK Chapter em parceria com a Embaixada Britânica e a UKTI por meio do fundo de cooperação “Prosperity Fund”.
O capítulo foi uma oportunidade dentro do programa InovAtiva Brasil, que teve o objetivo de conectar startups e empresas inovadoras brasileiras a investidores do Reino Unido e apoiar a internacionalização destas empresas não só para o mercado britânico, mas também ser uma plataforma de acesso a outros mercados europeus.
Assim, representantes de 14 startups brasileiras estiveram em Manchester e em Londres, na Inglaterra, entre os dias 1º e 5 de fevereiro para apresentar seus trabalhos para importantes investidores britânicos.
“Essa foi a primeira vez em que o Prosperity Fund investiu em um programa como esse, de aceleração de startups brasileiras. E foi uma experiência bastante positiva para todos os envolvidos”, disse Silvio Aquino, da Embaixada Britânica no Brasil, que também aproveitou a oportunidade para parabenizar a todos.
A analisa de investimentos da UKTI, Sofia Ramos, esteve presente na missão e achou muito interessante acompanhar o desenvolvimento das startups durante aquela semana na Inglaterra e ver como o Brasil pode oferecer projetos inovadores e agregar valor à economia britânica. “Tivemos a oportunidade de conhecer os parceiros da UKTI em Manchester e Londres, espaços de co-working, que oferecem diversos benefícios para as empresas que querem se estabelecer no Reino Unido, e fizemos um tour muito enriquecedor pela London Tech City. Os participantes realmente puderam vivenciar a atmosfera tecnológica em um ambiente repleto de oportunidades”, disse Sofia.
Programa Go Global
A execução do UK Chapter pela Anpei foi realizada pelo programa Go Global, que atua com a aceleração de startups brasileiras para a globalização através do amadurecimento das relações entre elas e as grandes empresas por meio de apadrinhamento ou mentoring.
“Nós reconhecemos a importância da inovação para o desenvolvimento competitivo e sustentável das nossas empresas, assim como o papel fundamental das empresas de base tecnológica nascentes, as startups, de gerar um ambiente de competitividade, altos impactos, geração de riqueza e crescimento. Nesse sentido, o Programa Go Global se traduz em uma grande conquista, pois mostra, por exemplo, que com uma parceria de altíssimo nível com o governo do Reino Unido, com a UKTI e o MDIC, a gente consegue criar um ecossistema proveitoso para todos. Estamos muito satisfeitos e felizes. Agora que comprovamos os resultados, precisamos dar oportunidade para que mais startups possam participar de um programa de internacionalização”, disse Filipe Cassapo, diretor da Anpei e padrinho do Go Global.
O Programa InovAtiva Brasil – UK Chapter foi constituído em 3 fases. Na primeira, de planejamento, a Anpei, a partir do Go Global, direcionou o processo de construção de um blueprint, ou seja, um grande mapa que aponta de onde o programa vem e para onde ele vai. A segunda etapa contou com a seleção e a aceleração das startups e, por último, a missão no Reino Unido.
O Grupo Tellus participou da primeira fase do programa, criando um plano de fundo e estruturando a visão de futuro não só do UK Chapter, mas também de toda globalização do InovAtiva Brasil. “Para isso, fizemos um projeto de design e fomos entender a fundo o que é internacionalização para os empreendedores, para os stakeholders, para a Anpei, para o MDIC e para a UKTI. O resultado foi o blueprint. O nosso papel foi de co-criação, imersão e análise com todas as partes envolvidas. Essa experiência foi muito boa. O contato com todas essas entidades foi muito inspirador”, disse Camila Jankavski, gerente do projeto pelo Grupo Tellus.
O Go Global também contou com a atuação da Corporate Garage, consultoria especializada contratada pela Anpei e supervisionada pela sua diretoria para conduzir o programa.