CGEE cria projeto para fomentar cooperação com União Européia
B.Bice, ou Bureau Brasileiro para Ampliação da Cooperação Internacional com a União Européia. Este é o nome do projeto desenvolvido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) que visa apoiar e fomentar as atividades de cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre o Brasil e a União Européia (UE). O B.Bice é um mecanismo para aperfeiçoar a participação do Brasil no 7º Programa-Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento da UE (Seventh Framework Programme – FP7), no período de 2007 a 2013. O Programa conta com um orçamento total de 50 bilhões de euros, 65% a mais que a versão anterior, o FP6.
Os primeiros editais do FP7 já foram lançados e têm amplo espaço na página web do B.Bice. Ao todo são 42 editais divididos nos subprogramas específicos de Cooperação, Pessoas, Capacidades e Idéias. Qualquer empresa, universidade ou instituição de pesquisa brasileira pode inscrever propostas como País Parceiro de Cooperação Internacional (ICPC), desde que encontre parceiros europeus para montar um consórcio em uma das modalidades do FP7. O financiamento por parte da Comunidade Européia pode chegar a 100%, dependendo do tipo de proposta e da instituição proponente.
Na avaliação dos responsável pelo B.Bice, o subprograma mais relevante para o Brasil é o de Cooperação, que totaliza 21 editais em nove áreas temáticas: saúde; alimentos, agricultura e biotecnologia; tecnologias da informação e comunicação; nanociências, nanotecnologias, materiais e novas tecnologias de produção; energia; meio ambiente (incluindo mudanças climáticas); transportes (incluindo aeronáutica); ciências socioeconômicas e humanidades; espaço; e segurança. Dentro de cada uma existem subtemas específicos, que variam quanto ao tipo de projeto e a data limite de entrega de propostas. Estes primeiros editais finalizam suas convocatórias entre abril deste ano e dezembro de 2008.
Paralelamente, o B.Bice também assessora os potenciais candidatos a escreverem propostas de projetos e a buscarem parceiros nas áreas de interesse comum. O papel do B.Bice é, ainda, disseminar atividades de outros três projetos equivalentes na América Latina, especificamente na Argentina, no Chile e no México, além de funcionar como instrumento de articulação entre estes quatro países.
Por meio de seu site, o B.Bice (www.bbice.cgee.org.br) também divulga outras informações sobre o FP7 e disponibiliza ao seu público-alvo notícias atualizadas e oportunidades de cooperação em C, T & I entre a Comunidade Européia, o Brasil e outros países da América Latina. Além disso, há uma seção de projetos do Programa-Quadro anterior (FP6) com a participação do Brasil.