03/05/2016
Com inscrições válidas até o dia 27/5, o objetivo desta iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação é aproximar empresas arrojadas e parceiros com conhecimento de fronteira para aumentar a geração de negócios tecnológicos e a competitividade.
O Programa iTec convida os atores do Sistema Nacional de Inovação (SNI) – empresas demandantes por tecnologia – para a Chamada do Programa iTec 2016, que tem como objetivo aumentar a geração de negócios tecnológicos por meio do uso contínuo e constante da Plataforma iTec.
As empresas selecionadas receberão suporte da equipe iTec nas fases de identificação, preparação e submissão de desafios tecnológicos na Plataforma. Serão selecionadas as seis organizações que tiverem melhor avaliação nos seguintes critérios:
- Histórico de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I);
- Experiência com parcerias;
- Capacidade de investimento em projetos de parceria;
- Aderência dos desafios tecnológicos da organização ao conceito da Plataforma.
As inscrições serão avaliadas por um Comitê de Gestão Estratégica do Programa, composto por representantes de instituições parceiras. No caso de propostas equivalentes, será priorizada a empresa que tiver se inscrito primeiro na chamada.
Podem participar empresas e instituições de qualquer porte, com interesse e capacidade financeira para realizar parcerias tecnológicas.
Na primeira chamada para postagens e suporte de desafios e soluções tecnológicas na Plataforma iTec, que aconteceu em 2015, empresas como Embraer, Vale, Irani, Braerg, Bosch, AES Brasil, Grupo Vamtec, Pirelli, Stefanini, Nestlé, Natura, Votorantim e Dow receberam suporte do Programa iTec e fizeram negócios e parcerias estratégicas a partir da plataforma digital.
Datas importantes
- Encerramento das inscrições: 27 de maio;
- Divulgação das empresas selecionadas: 1º de junho;
- Finalização da assinatura do termo de adesão: 10 de junho;
- Início dos trabalhos de suporte às empresas: 1º de julho.
Para inscrever a sua empresa, clique aqui
Programa iTec
Lançado em 2015, o Programa iTec – iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que envolve um conjunto de ações que visam promover e desenvolver negócios, parcerias e produtos lastreados em novas tecnologias, além de estimular a inovação no Brasil por meio do encontro de demandas e soluções tecnológicas e criar um marketplace da inovação – inicia uma nova fase em 2016, desenvolvendo novas funcionalidades técnicas ao seu sistema digital e aperfeiçoando os modelos de negócio e de governança como programa estratégico ancorado no conceito de inovação aberta baseada em desafios.
O iTec está́ estruturado em quatro frentes de atuação:
- Ambiente virtual, de uso gratuito, para postagem de desafios e soluções tecnológicas – a Plataforma iTec;
- Promoção de encontros presenciais de negócios em inovação e tecnologia;
- Realização de roadshows com palestras e workshops pelo Brasil;
- Suporte ao público-alvo do programa no uso da plataforma e participação em suas outras frentes de atuação.
A partir de maio de 2016, o iTec promove uma rodada de roadshows que passará por cerca de 10 cidades de diferentes estados brasileiros, apresentando novas oportunidades de negócio. Concluindo esse processo de captação dos desafios e das soluções, que ocorrerá ao longo dos roadshows, a coordenação do iTec organizará um encontro presencial, no segundo semestre de 2016, com o objetivo de maximizar os negócios entre empresas, instituições de ciência e tecnologia (ICTs) e potenciais solucionadores.
Resultados
Apenas em 2015, primeiro ano de vigência do programa, 30 empresas utilizaram a Plataforma iTec para postar cerca de 90 desafios. Nesse período, 450 soluções foram inseridas por 187 empresas de todos os portes, universidades, institutos de pesquisa e startups. Além disso, foram contabilizadas cerca de 500 notificações, que são encontros virtuais entre desafios e soluções; e o site da Plataforma recebeu mais de 180 mil acessos desde seu lançamento.
Esses resultados animam a equipe do programa. “Estamos muito satisfeitos com essas negociações, pois estamos em fase de aperfeiçoamento e divulgação do programa, que já gera bons frutos e, com certeza, trará resultados ainda melhores. Em um ano, a Plataforma iTec já está se consolidando como uma importante ferramenta para que demandantes por tecnologia e solucionadores pratiquem inovação aberta e realizem parcerias e negócios tecnológicos”, aponta Vera Crósta, coordenadora do Programa iTec.
A Bosch foi uma das primeiras empresas a utilizar os serviços da Plataforma iTec e postou 7 desafios referentes à diferentes setores. Um deles, por exemplo, sobre a redução do consumo de água em processos galvânicos “Para nós, foi uma experiência muito interessante e com grandes aprendizados. Conseguimos postar uma quantidade satisfatória de desafios na Plataforma iTec e já estamos colhendo bons frutos, tanto com o aprendizado em utilizar o Open Innovation na empresa, quanto na aproximação com outras instituições e, principalmente, universidades”, disse o engenheiro de tecnologia e inovação da Bosch, José Velloso.
Saiba mais
O Programa iTec é uma iniciativa do MCTI e tem a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) e a PUC-RIO como parceiras de execução.
As estratégias do iTec são orientadas pelo seu Comitê Técnico, composto pelas seguintes organizações: MCTI, ANPEI, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Senai, Sebrae, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), BNDES e FINEP. São parceiros da iniciativa: Unesco Brasil, Movimento Brasil Competitivo (MBC), EMBRAPA, EMBRAPII, INPI e CNPq.
Visite o site da Plataforma iTec: www.plataformaitec.com.br, conheça os desafios postados e saiba como utilizar o serviço para auxiliar a inovação aberta.