Empresa global aposta em modernização da identidade corporativa como parte da estratégia para dobrar de tamanho no apoio aos clientes instalados no Brasil para temas de propriedade intelectual
São Paulo, outubro de 2019 – Apesar de o país estar apenas na 66ª posição no Índice Global de Inovação, produzido pela Universidade de Cornell, INSEAD e Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), o cenário de inovação no Brasil vem dando mostras de amadurecimento.
Nos últimos anos, o Brasil fortaleceu o seu sistema de inovação por meio de avanços importantes, como o Marco Legal da Inovação e os incentivos fiscais e financeiros para aumentar a efetividade dos investimentos e atividades de PD&I.
Esse trabalho vem dando resultados. O número de startups, por exemplo, tem crescido a taxas de aproximadamente 20% nos últimos anos. Nesse contexto, a expectativa é que as empresas e inventores protejam cada vez mais suas criações, ampliando o número de pedidos de patente e, consequentemente, criando mais segurança jurídica no que diz respeito aos direitos sobre as invenções.
De olho nessa necessidade crescente de apoio profissional, a ClarkeModet, maior grupo especializado em propriedade intelectual nos países de língua espanhola e portuguesa, com 26 escritórios próprios em dez países, e cerca de 24 mil clientes no mundo, quer dobrar de tamanho no Brasil.
Para embasar esse crescimento, a empresa, que celebra este ano 140 anos de atuação global, modernizou sua identidade corporativa. A nova marca enfatiza valores que refletem melhor o estilo de atuação da empresa: conexão, confiança, conhecimento e adaptabilidade, que passam a ser seus pilares institucionais a partir de agora. A mudança encerra quatro anos de reorganização interna, em um processo de harmonização da estrutura de todas as suas unidades no mundo.
“Sempre fomos marcados pelo desejo de mudança e pelo crescimento contínuo do negócio. Por exemplo, nos últimos cinco anos, nosso faturamento cresceu 60% e o número de clientes 50% no Brasil”, afirma Claudio Castanheira, CEO da ClarkeModet no Brasil. “A nova identidade visual é mais uma etapa em nosso trabalho para alcançar mais eficiência e agilidade, de modo a seguir antecipando as exigências do mercado brasileiro de inovação, que está cada vez mais competitivo. Queremos crescer para ajudar as empresas nacionais a inovarem ainda mais”, completa.
Além da nova marca
Mais que uma nova identidade, a ClarkeModet conta com seu grande conhecimento do mercado para o crescimento dos negócios da empresa no Brasil. Com 55 anos de história no país, a empresa foi responsável pela condução de mais de 100 mil casos de marcas e patentes, dos quais 43 mil ainda se encontram ativos. Nos último dez anos atendeu mais de 600 startups e atualmente conta com cerca de 3 mil clientes no país, dos quais 30% são do ecossitema de inovação nacional.
Atuando nos setores de química, eletrônica, mecânica, biotecnologia, telecomunicações, alimentos, materiais, elétrica, farmacêutica e cosmética, anualmente quase 10% dos novos pedidos de patentes do Brasil passam por seus escritórios.
A ClarkeModet conta com 100 funcionarios no país, formados em diversas áreas, acordos de cooperação estabelecidos com os principais polos de inovação do país (Parque Tecnológico de São José dos Campos; Cietec, da USP; Supera, de Ribeirão Preto; Inova Sessions, da UFPR), além de parcerias com entidades como a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) e a Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI).
A empresa aposta também na incorporação de novas tecnologias aos serviços técnicos e jurídicos vinculados à propriedade intelectual. Por exemplo, a utilização de um sistema único de gestão em seus 26 escritórios próprios e a automação dos procedimentos ligados aos processos de marcas e patentes, a fim de garantir mais agilidade.
Outra característica da operação da ClarkeModet é uma estrutura interna mais flexivel, que permite uma melhor divisão dos serviços mais administrativos e técnicos. Isso, por exemplo, aumenta o foco de sua equipe de técnicos (engenheiros, químicos, biológos, etc.) gerando buscas de anterioridade mais precisas, identificação de matéria patenteável com maior segurança, e uma sólida elaboração de pedidos de patente, o que agiliza o exame pelo INPI.
Mas o grande diferencial da empresa é a gestão estratégica de todo o ciclo de vida dos direitos de propriedade intelectual. Por meio de uma metodologia proativa e inovadora, a empresa analisa a atividade geral de proteção de patentes e marcas no ambiente de inovação de atuação dos clientes, de modo a antecipar-se às suas necessidades e garantir a agilidade e segurança de todo o processo.
“Culturalmente, o Brasil investe relativamente pouco em P&DI e apresenta baixa maturidade no uso do sistema global de propriedade intelectual, quando comparado a outros países. Para se ter uma ideia, menos de 30% dos pedidos de patentes que dão entrada no INPI são de empresas com domicílio no Brasil. Queremos usar nosso conhecimento e experiência para ajudar as empresas e as universidades brasileiras em seus processos de inovação e nos desafios que enfrentam na área de propriedade intelectual”, finaliza Claudio Castanheira.
Legenda: Evolução do logotipo da ClarkeModet durante cinco momentos de sua história. O último é o recém-lançado para representar a nova identidade da companhia.
Sobre a ClarkeModet
A ClarkeModet é o maior grupo especializado em propriedade intelectual nos países de língua espanhola e portuguesa. Com 140 anos de história e 24 mil clientes em todo mundo, a empresa conta com 26 escritórios próprios na Espanha, Portugal, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela; além de parceiros na América do Norte, restante da Europa e Ásia.
No Brasil, a ClarkeModet atua há 55 anos, tem 100 funcionarios e é responsável por quase 10% dos pedidos de patentes no país. Hoje, a empresa atende a aproximadamente 3 mil clientes em setores estratégicos do ecossistema de inovação. No país atende muitos institutos e centros de pesquisa, incubadoras, parques tecnológicos, startups de base tecnológica e grandes corporações.