Site logo
Sticky header logo
Mobile logo
  • A ANPEI
    • História e Governança
    • Conselho Consultivo
    • Agenda Geral
  • Articulação
    • Articulação para Inovação
    • Lei do Bem
    • Associados
  • Calendário 2025
  • Cursos
    • Innovation Architect
  • Colaboração
    • Conferência ANPEI de Inovação
    • Enrich in LAC
    • Parcerias Institucionais
    • Comitês
      • Gestão da Inovação
      • Fomento
      • Inovação Aberta
      • Propriedade Intelectual
  • Conteúdo
    • BLOG
    • Central de conteúdos
  • Contato
    • Canal de denúncias
  • Associe-se
PrevComo promover inovações em modelos de negócio25 outubro 2019NextEmbrapii é a Coordenadora do Projeto Prioritário para Mobilidade e Logística do Rota 203031 outubro 2019
  • ANPEInews
  • Associação de Inovação
  • Notícias

ClarkeModet completa 140 anos, e quer crescer no mercado brasileiro

31 de outubro de 2019in ANPEInews 0 Comments 0 Likes

Empresa global aposta em modernização da identidade corporativa como parte da estratégia para dobrar de tamanho no apoio aos clientes instalados no Brasil para temas de propriedade intelectual

 

São Paulo, outubro de 2019 –  Apesar de o país estar apenas na 66ª posição no Índice Global de Inovação, produzido pela Universidade de Cornell, INSEAD e Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), o cenário de inovação no Brasil vem dando mostras de amadurecimento.

 

Nos últimos anos, o Brasil fortaleceu o seu sistema de inovação por meio de avanços importantes, como o Marco Legal da Inovação e os incentivos fiscais e financeiros para aumentar a efetividade dos investimentos e atividades de PD&I.

 

Esse trabalho vem dando resultados. O número de startups, por exemplo, tem crescido a taxas de aproximadamente 20% nos últimos anos. Nesse contexto, a expectativa é que as empresas e inventores protejam cada vez mais suas criações, ampliando o número de pedidos de patente e, consequentemente, criando mais segurança jurídica no que diz respeito aos direitos sobre as invenções.

 

De olho nessa necessidade crescente de apoio profissional, a ClarkeModet, maior grupo especializado em propriedade intelectual nos países de língua espanhola e portuguesa, com 26 escritórios próprios em dez países, e cerca de 24 mil clientes no mundo, quer dobrar de tamanho no Brasil.

 

Para embasar esse crescimento, a empresa, que celebra este ano 140 anos de atuação global, modernizou sua identidade corporativa. A nova marca enfatiza valores que refletem melhor o estilo de atuação da empresa: conexão, confiança, conhecimento e adaptabilidade, que passam a ser seus pilares institucionais a partir de agora. A mudança encerra quatro anos de reorganização interna, em um processo de harmonização da estrutura de todas as suas unidades no mundo.

 

“Sempre fomos marcados pelo desejo de mudança e pelo crescimento contínuo do negócio. Por exemplo, nos últimos cinco anos, nosso faturamento cresceu 60% e o número de clientes 50% no Brasil”, afirma Claudio Castanheira, CEO da ClarkeModet no Brasil. “A nova identidade visual é mais uma etapa em nosso trabalho para alcançar mais eficiência e agilidade, de modo a seguir antecipando as exigências do mercado brasileiro de inovação, que está cada vez mais competitivo. Queremos crescer para ajudar as empresas nacionais a inovarem ainda mais”, completa.

 

Além da nova marca

Mais que uma nova identidade, a ClarkeModet conta com seu grande conhecimento do mercado para o crescimento dos negócios da empresa no Brasil. Com 55 anos de história no país, a empresa foi responsável pela condução de mais de 100 mil casos de marcas e patentes, dos quais 43 mil ainda se encontram ativos. Nos último dez anos atendeu mais de 600 startups e atualmente conta com cerca de 3 mil clientes no país, dos quais 30% são do ecossitema de inovação nacional.

 

Atuando nos setores de química, eletrônica, mecânica, biotecnologia, telecomunicações, alimentos, materiais, elétrica, farmacêutica e cosmética, anualmente quase 10% dos novos pedidos de patentes do Brasil passam por seus escritórios.

A ClarkeModet conta com 100 funcionarios no país, formados em diversas áreas, acordos de cooperação estabelecidos com os principais polos de inovação do país (Parque Tecnológico de São José dos Campos; Cietec, da USP; Supera, de Ribeirão Preto; Inova Sessions, da UFPR), além de parcerias com entidades como a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) e a Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI).

 

A empresa aposta também na incorporação de novas tecnologias aos serviços técnicos e jurídicos vinculados à propriedade intelectual. Por exemplo, a utilização de um sistema único de gestão em seus 26 escritórios próprios e a automação dos procedimentos ligados aos processos de marcas e patentes, a fim de garantir mais agilidade.

 

Outra característica da operação da ClarkeModet é uma estrutura interna mais flexivel, que permite uma melhor divisão dos serviços mais administrativos e técnicos. Isso, por exemplo, aumenta o foco de sua equipe de técnicos (engenheiros, químicos, biológos, etc.) gerando buscas de anterioridade mais precisas, identificação de matéria patenteável com maior segurança, e uma sólida elaboração de pedidos de patente, o que agiliza o exame pelo INPI.

 

Mas o grande diferencial da empresa é a gestão estratégica de todo o ciclo de vida dos direitos de propriedade intelectual. Por meio de uma metodologia proativa e inovadora, a empresa analisa a atividade geral de proteção de patentes e marcas no ambiente de inovação de atuação dos clientes, de modo a antecipar-se às suas necessidades e garantir a agilidade e segurança de todo o processo.

 

“Culturalmente, o Brasil investe relativamente pouco em P&DI e apresenta baixa maturidade no uso do sistema global de propriedade intelectual, quando comparado a outros países. Para se ter uma ideia, menos de 30% dos pedidos de patentes que dão entrada no INPI são de empresas com domicílio no Brasil. Queremos usar nosso conhecimento e experiência para ajudar as empresas e as universidades brasileiras em seus processos de inovação e nos desafios que enfrentam na área de propriedade intelectual”, finaliza Claudio Castanheira.

Legenda: Evolução do logotipo da ClarkeModet durante cinco momentos de sua história. O último é o recém-lançado para representar a nova identidade da companhia.

 

Sobre a ClarkeModet

A ClarkeModet é o maior grupo especializado em propriedade intelectual nos países de língua espanhola e portuguesa. Com 140 anos de história e 24 mil clientes em todo mundo, a empresa conta com 26 escritórios próprios na Espanha, Portugal, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela; além de parceiros na América do Norte, restante da Europa e Ásia.

 

No Brasil, a ClarkeModet atua há 55 anos, tem 100 funcionarios e é responsável por quase 10% dos pedidos de patentes no país. Hoje, a empresa atende a aproximadamente 3 mil clientes em setores estratégicos do ecossistema de inovação. No país atende muitos institutos e centros de pesquisa, incubadoras, parques tecnológicos, startups de base tecnológica e grandes corporações.

0 Likes
Deixe uma resposta

Click here to cancel reply.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Inscreva-se para receber nossos conteúdos

Seu nome:*

Seu e-mail:*

Posts recentes

ANPEI RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INTEGRAL DO ORÇAMENTO DO FNDCT EM 2025
ANPEI RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INTEGRAL DO ORÇAMENTO DO FNDCT EM 2025
1.11.2024
ANPEI defende revisão do plano de carreiras do INPI em 2024
ANPEI defende revisão do plano de carreiras do INPI em 2024
25.06.2024
ANPEI apoia orçamento integral para a Fapesp em 2025
ANPEI apoia orçamento integral para a Fapesp em 2025
9.05.2024

Categorias

  • ANPEInews (7.847)
  • Apoio Institucional (10)
  • Articulação (29)
  • Associação de Inovação (25)
  • Cadastre-se (2)
  • Comitês (46)
  • Conferência ANPEI (20)
  • Contato (2)
  • Cooperação (7)
  • Cooperação para Inovação (23)
  • Desenvolvimento & Inovação (11)
  • desenvolvimento sustentável (1)
  • Destaques (453)
  • Educação Executiva (1)
  • Educanpei (167)
  • Eleições (2)
  • FNDCT (1)
  • Fomento (18)
  • Gestão da Inovação (7)
  • Governo Estadual (3)
  • Governo Federal (11)
  • Guia Prático de Apoio à Inovação (3)
  • IBN (1)
  • ICT-Empresas (4)
  • Imprensa (5)
  • Indústria-Startup (13)
  • Innovation Architect (1)
  • Inovação (7)
  • Inovação Aberta (8)
  • INPI (11)
  • Institutos privados de pesquisa (7)
  • Institutos públicos de pesquisa (9)
  • Inteligência Artificial (2)
  • Internacional (7)
  • Internet das Coisas (1)
  • Lei do Bem (16)
  • Leis de incentivo (36)
  • Nacional (17)
  • NIT (6)
  • Notícias (36)
  • Orçamento para PD&I (1)
  • PD&I (11)
  • Pesquisa (4)
  • Políticas Públicas (11)
  • Programa Nacional (5)
  • Programas Estratégicos (12)
  • Propriedade Intelectual (9)
  • Publicações (13)
  • Recursos (9)
  • Recursos para Inovação (23)
  • Sem categoria (21)
  • Startups (9)
  • Transformação digital (4)

Tags

ambiente de inovação covid-19 evento evento de inovação Fomento Gestão da Inovação Gestão da PI GT Indústria Startup GT Marco Legal indústria 4.0 inovação inovação aberta INPI Interação ICT-Empresa lei do bem MCTIC open innovation propriedade intelectual startups tecnologia

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901

 

Comunicação: comunicacao@anpei.org.br

Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br

Fabio – +55 11 99194-5037
associado@anpei.org.br

© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.
Nós, da ANPEI, nos preocupamos com a sua privacidade.
Ao clicar em “Aceitar” você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e melhorar as iniciativas de marketing.
Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR