29/06/2017
A reunião de junho do Comitê de Interação ICT-Empresa da Anpei, que aconteceu no 1º dia do mês na arena Santander | AUSPIN, em São Paulo, contou com apresentações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), da Rhodia e da Pirelli, que debateram com os participantes sobre outputs de projetos colaborativos e previsão e capacidade de absorção.
Liderada pela vice-coordenadora do Comitê de Interação ICT-Empresa, Patrícia Leal Gestic, também diretora de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp, a reunião teve início com a participação do gerente de negócios da RNP, Celso Capovilla, que falou sobre a atuação da instituição de forma geral e, principalmente, em projetos colaborativos.
De acordo com Capovilla, a RNP provê a integração global e a colaboração para a geração de conhecimento e a excelência da educação e da pesquisa. “Nossa missão é promover o uso inovador de redes avançadas, aproximando os polos de inovação. Ou seja, a RNP realiza um trabalho de articulação entre a ICT, que possui o conhecimento tecnológico, e a empresa, que tem visão de mercado e das necessidades dos clientes”, explicou o gerente de negócios.
Alessandro Rizzato, que atualmente é responsável pelas relações externas, captura de recursos, excelência em inovação e comunicação no Centro de Pesquisas da Rhodia, deu continuidade à reunião do Comitê de Interação ICT-Empresa demostrando o histórico inovador de 150 anos do Grupo Solvay, do qual a Rhodia pertence. “O Brasil possui o principal centro de pesquisa e inovação do grupo, com 12 laboratórios e 90 pesquisadores na equipe”, ressaltou o executivo, que também falou sobre projetos da empresa que interagem com o ecossistema de inovação e os que utilizam inovação aberta.
“O grupo possui quatro joint labs com importantes instituições de pesquisa do mundo para desenvolver uma forte rede acadêmica; já investiu 55 milhões de euros em corporate venture e startups; possui parceiros locais, como Unicamp e Embrapa, para aumentar a entrega de P&D desde a ciência básica até a aplicação em projetos; e tem parceria com outras empresas para acelerar o processo de pesquisa e compartilhar riscos”, detalhou Rizzato.
O resultado desse trabalho envolve 110 patentes, 450 contratos e aproximadamente 300 publicações científicas. “Quanto a absorção de know-how e tecnologia, podemos citar contratação de profissionais envolvidos nos projetos em parcerias, compra da linha de produto da empresa (know de fabricação), contratação de tecnologias industriais para incorporação nos processos produtivos e estrutura organizacional montada para absorver tecnologias geradas por startups”, finalizou Alessandro Rizzato.
Erick Rodrigues, coordenador de pesquisa e inovação da Pirelli Pneus, também apresentou as iniciativas da empresa voltadas à inovação. “Nosso centro de P&D possui mais de 180 pessoas, 30 mil pneus testados anualmente, 40 medidas de pneu novos por ano, investimento de mais de 2% sobre o faturado e mais de 50 homologações por ano”.
Quanto aos desafios, Erick apontou as condições climáticas (chuva e temperatura), buracos, tração, modo de dirigir e matérias-primas, além das tendências, como Uber, 99 e Cabify. “Temos que estar sempre atentos”.
Para auxiliar os projetos de P&D, o executivo demonstrou a plataforma Pnet, que possui uma área destinada para ‘comunidades’ de diversas áreas de P&D, com suporte para troca de informações e conhecimento entre os centros de pesquisa da empresa; e ‘projetos’, que tem o objetivo de melhorar o fluxo de informação e compartilhamento de documentos entre os participantes do projeto.
As parcerias da Pirelli com ICTs são administradas por um comitê temático, que envolvem reuniões com os grupos de trabalhos e gerentes convidados de outras áreas para discutir e alinhar o andamento dos projetos.
“Nessa interação, o coordenador Pirelli que trabalha diretamente com a ICT reporta e analisa os resultados junto ao Comitê, garante o andamento e a conclusão do projeto e compartilha material na Pnet”, explicou Erick.
Confira a agenda de reuniões do Comitê de Interação ICT-Empresa em https://anpei.org.br/comites/interacao-ict-empresa/