Site logo
Sticky header logo
Mobile logo
  • A ANPEI
    • História e Governança
    • Conselho Consultivo
    • Agenda Geral
  • Articulação
    • Articulação para Inovação
    • Lei do Bem
    • Associados
  • Educação
    • Educanpei
    • Innovation Architect Brasil
  • Colaboração
    • Rotas Inovadoras
    • Conferência ANPEI de Inovação
    • ANPEI Exchange
    • Enrich in LAC
    • Parcerias Institucionais
    • Comitês
      • Gestão da Inovação
      • Fomento
      • Inovação Aberta
      • Propriedade Intelectual
  • Conteúdo
    • Central de conteúdos
    • Galeria Conferência ANPEI 2022
  • Contato
    • Canal de denúncias
  • BLOG
  • Associe-se
  • Covid-19
PrevCoordenadora do Comitê de Gestão da PI da Anpei participa do X ENAPID28 setembro 2017NextCERTI apresentará case de sucesso no maior evento de TIC da América Latina03 outubro 2017
  • Destaques

Comitês de Interação ICT-Empresa e PI debatem comunicação para a eficiência das parcerias

2 de outubro de 2017in Destaques 0 Comments 0 Likes

04/10/2017

No último dia 26 de setembro, os Comitês de Interação ICT-Empresa e Gestão da Propriedade Intelectual realizaram sua segunda reunião conjunta do ano. Na ocasião, cerca de 40 pessoas se encontraram no Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)², da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para debater e conferir cases práticos sobre comunicação e fatores-chave para a eficiência na cooperação ICT-empresa e discutir sobre o Exame Prioritário de Patentes de ICTs.

Liderado por Patrícia Leal Gestic, diretora de propriedade intelectual da Agência Inova Unicamp, e com José Carlos Vaz e Dias, do Vaz e Dias Advogados, como vice-líder, o GT tem o objetivo de examinar os requisitos para o enquadramento na utilização do PPE ICTs, identificar as peculiaridades desse projeto e as restrições para o uso pelas ICTs, e apresentar modificações para aprimorar o PPE ICT e torná-lo um mecanismo eficaz para o aceleramento de pedidos de patente das ICTs.

“O PPE ICT cria instrumento para acelerar o exame de pedidos de patente e incentivar o patenteamento nas ICTs. Por isso, o GT irá discutir sobre a resolução 191/2017 do INPI e a identificação dos requisitos e peculiaridades. Nosso objetivo é realizar melhorias nos critérios, pois o PPE ICT é muito relevante e deve se tornar um programa do INPI, e não apenas um piloto de 12 meses”, disse Patrícia Leal.

A reunião teve início com as boas-vindas do Prof. Newton Frateschi, diretor executivo da Inova Unicamp, que elogiou a atuação da Anpei e contou um pouco sobre o histórico e o trabalho da universidade com interação ICT-Empresa e parcerias, propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

Pesquisa: fatores da cultura organizacional e a cooperação ICT-Empresa

Após a abertura, a Dra. Sônia Regina Hierro Parolin, pós-doutoranda em administração pela Universidade Federal do Paraná, apresentou a pesquisa “Fatores da cultura organizacional que influenciam a gestão da inovação tecnológica na cooperação entre empresas e instituições de pesquisa”, que engloba 235 respondentes, sendo 118 de empresas e 117 de institutos.

Nesta pesquisa, a idade predominante entre os participantes é de 30 a 40 anos nas empresas e acima de 50 nos institutos. 45% deles atuam em gestão (maior porcentagem nas empresas) e 40,9% na área técnica (maioria nos institutos). “A amostra, no geral, é composta por profissionais maduros, alta qualificação e larga experiência profissional”, explicou Sônia.

De acordo com os resultados preliminares da pesquisa, para as empresas, cabe aos líderes dos projetos a responsabilidade de integração dos objetivos na cooperação. “A comunicação direta, em todas as frentes, e as habilidades de integração pelos líderes são impulsionadas pelo papel que lhe é atribuído pela governança”, disse a pesquisadora, que continuou: “Para os institutos de pesquisa, a governança e a metodologia de gestão de projetos são fundamentais para a inovação tecnológica. A comunicação pelos líderes dos projetos na cooperação é subsidiada pela governança”.

Experiência Unicamp

A diretora de parcerias da Agência Inova Unicamp, Iara Ferreira, apresentou diversos cases de projetos colaborativos e transferência de tecnologia em diferentes áreas do conhecimento, como agroindústria (cana-de-açúcar e laranja), alimentos, construção civil, fármacos e cosméticos, medicina e diagnóstico e tecnologia da informação. Além disso, a diretora também ressaltou as responsabilidades dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) “Promovemos e acompanhamos o relacionamento da Unicamp com as empresas e negociamos e gerimos os acordos de transferência de tecnologia da universidade”.

De acordo com Iara, os projetos em colaboração unem as demandas de empresas privadas, por exemplo, com a expertise da Unicamp. “A empresa apresenta uma demanda para a universidade, como, por exemplo, um problema a ser resolvido, o desenvolvimento de novos processos ou de novos produtos. Os pesquisadores da Unicamp formatarão uma proposta e será realizado um projeto de pesquisa que visa atingir os resultados discutidos pelas duas partes”.

Experiência Institutos Lactec

Lauro Elias Neto, diretor de operações tecnológicas dos Institutos Lactec, ressaltou que para ter sucesso em parcerias de inovação é preciso entender o cliente e o mercado. “É necessário identificar e estudar as empresas e mercados potenciais, ter flexibilidade, estar aberto a parcerias em novas áreas e entender e adaptar-se à cultura do cliente”.

Além disso, Lauro também destacou a importância de se manter o foco em resultados. “O resultado deve ser bom para ambos os lados, isso irá gerar a contratação de novos projetos. Também é importante realizar uma pesquisa de satisfação com as partes envolvidas e listar as lições aprendidas”.

Experiência Vale

Segundo Cristina Assimakopoulos, especialista de desenvolvimento tecnológico da Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação da Vale, a empresa trabalha com as seguintes alavancas para a inovação: parcerias com universidades, institutos de pesquisa e outras empresas, consórcios de pesquisa, editais de inovação, cátedras e editais de pesquisa e plataformas de inovação aberta.

“Para formalizar as parcerias, precisamos ter regras claras, alinhar as expectativas, o escopo, as atividades e as entregas, e ter transparência no processo e interlocutores capacitados”, disse Cristina que apresentou um passo a passo com dicas para eficiência em parcerias de inovação para os presentes.

Cristina ressaltou também a importância de estabelecer instrumentos de comunicação que tragam clareza para a forma de operar dos pesquisadores nas parcerias. A Vale, por exemplo, desenvolveu o “Guia do Pesquisador”, no qual constam informações fundamentais para a adequada condução das atividades do projeto, em especial, relacionadas às despesas e prestações de contas.

Experiência Natura

O gerente de inovação da Natura, Leonardo Garnica, apresentou as formas de conexão e engajamento do ecossistema de inovação da empresa, que, no ambiente externo, envolve parcerias com universidades, agências de fomento e empreendedores. “Trabalhamos em uma rede colaborativa com cerca de 250 parceiros formais cadastrados em projetos do processo de inovação, sendo 187 empresas, 33 ICTs, 19 especialistas, 6 ONGs ou cooperativas e 4 startups. Da perspectiva interna, abrangemos orientações para parcerias, políticas e diretrizes e treinamentos.

A Natura também destacou a gestão estratégica e a propriedade intelectual em parcerias. “Temos 827 patentes. 68 PIs em parcerias e 9 parceiros em PI”, apresentou Cristiane Rodrigues, gerente de propriedade intelectual da Natura, ressaltando que esses números estão em constante atualização.

Quanto ao escopo de comunicação, Leonardo explicou que a Natura utiliza uma abordagem em três diferentes dimensões. De forma ampla, a empresa disponibiliza relatórios anuais com informações sobre a operação, estratégias e resultados, incluindo um capítulo específico sobre inovação e parcerias.

De forma mais direcionada, existem os programas de inovação aberta que enfatizam uma linguagem e meios de colaboração específicos para cada tipo de ator com quem a empresa mantém parceria. Por exemplo, o Natura Campus é voltado às organizações que desenvolvem tecnologia, principalmente, ICTs. O Natura Start-ups é direcionado às empresas nascentes e pequenas empresas, e o Qlicar Inovação realiza a gestão e o reconhecimento das organizações parceiras da empresa. Além disso, de acordo com Garnica, constam em portais e documentos públicos, as diretrizes e práticas estruturadas para a formalização das parcerias, envolvendo PI e valorização do conhecimento, do compartilhamento dos resultados da colaboração, da ética com voluntários e consumidores e do acesso à biodiversidade e repartição dos benefícios.

Por fim, em um nível mais direto junto à execução do projeto de parceria, a experiência da Natura demonstrou a importância de se estabelecer combinações de gestão envolvendo rituais do time, como modelos de kick-off, relatórios e prestações de contas, para não haver impacto na relação e nos resultados esperados por falta de comunicação.

Planejamento de trabalho dos Comitês

No final da reunião, os Comitês se separaram em grupos para debater e organizar suas frentes de trabalho. O Comitê de Interação ICT-Empresa abordou o planejamento do Mapa de Inovação 2.0 e de sua comemoração de 10 anos, que acontecerá durante a 16ª Conferência Anpei de Inovação, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro em Belo Horizonte – MG. E o Comitê de Gestão da PI discutiu sobre os trabalhos realizados pelo GT Desenho Industrial.

Clique aqui e saiba mais sobre o Comitê de Interação ICT-Empresa.

Clique aqui e saiba mais sobre o Comitê de Gestão da PI.

Reuniao conjunta ICT Empresa e PI setembro (4)
Prof. Newton Frateschi, diretor executivo da Inova Unicamp
Reuniao conjunta ICT Empresa e PI setembro (10)
Dra. Sônia Regina Hierro Parolin, pós-doutoranda em administração pela Universidade Federal do Paraná
Reuniao conjunta ICT Empresa e PI setembro (12)
Iara Ferreira, diretora de parcerias da Agência Inova Unicamp
Reuniao conjunta ICT Empresa e PI setembro (15)
Lauro Elias Neto, diretor de operações tecnológicas dos Institutos Lactec
Reuniao conjunta ICT Empresa e PI setembro (21)
Cristina Assimakopoulos, especialista de desenvolvimento tecnológico da Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação da Vale
Reuniao conjunta ICT Empresa e PI setembro (24)
Cristiane Rodrigues, gerente de propriedade intelectual da Natura, e Leonardo Garnica, gerente de inovação da Natura
Reuniao conjunta ICT Empresa e PI setembro (28)
Debate com a Natura e a Vale
Reuniao conjunta ICT Empresa e PI setembro (34)
Patrícia Leal Gestic, diretora de propriedade intelectual da Agência Inova Unicamp
  • Gestão da PI
  • Interação ICT-Empresa
0 Likes
Deixe uma resposta

Click here to cancel reply.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Inscreva-se para receber nossos conteúdos

Seu nome:*

Seu e-mail:*

Posts recentes

Ao novo governo: Inovação deve ser pilar do desenvolvimento econômico, social e ambiental
Ao novo governo: Inovação deve ser pilar do desenvolvimento econômico, social e ambiental
16.12.2022
ANPEI alerta sobre impactos negativos da medida provisória nº 1.136 de 2022
ANPEI alerta sobre impactos negativos da medida provisória nº 1.136 de 2022
30.08.2022
ANPEI defende revisão orçamentária para o INPI em 2023
ANPEI defende revisão orçamentária para o INPI em 2023
25.08.2022

Categorias

  • ANPEInews (7.846)
  • Apoio Institucional (10)
  • Articulação (25)
  • Associação de Inovação (25)
  • Cadastre-se (2)
  • Comitês (46)
  • Conferência ANPEI (20)
  • Contato (2)
  • Cooperação (7)
  • Cooperação para Inovação (23)
  • Desenvolvimento & Inovação (9)
  • desenvolvimento sustentável (1)
  • Destaques (452)
  • Educação Executiva (1)
  • Educanpei (168)
  • Eleições (2)
  • Fomento (17)
  • Gestão da Inovação (7)
  • Governo Estadual (2)
  • Governo Federal (10)
  • Guia Prático de Apoio à Inovação (3)
  • IBN (1)
  • ICT-Empresas (4)
  • Imprensa (5)
  • Indústria-Startup (13)
  • Innovation Architect (1)
  • Inovação (7)
  • Inovação Aberta (8)
  • INPI (9)
  • Institutos privados de pesquisa (7)
  • Institutos públicos de pesquisa (9)
  • Inteligência Artificial (2)
  • Internacional (7)
  • Internet das Coisas (1)
  • Lei do Bem (16)
  • Leis de incentivo (36)
  • Nacional (17)
  • NIT (6)
  • Notícias (36)
  • PD&I (10)
  • Pesquisa (4)
  • Políticas Públicas (9)
  • Programa Nacional (5)
  • Programas Estratégicos (12)
  • Propriedade Intelectual (9)
  • Publicações (10)
  • Recursos (9)
  • Recursos para Inovação (23)
  • Sem categoria (21)
  • Startups (9)
  • Transformação digital (4)

Tags

ambiente de inovação covid-19 evento evento de inovação Fomento Gestão da Inovação Gestão da PI GT Indústria Startup GT Marco Legal indústria 4.0 inovação inovação aberta INPI Interação ICT-Empresa lei do bem MCTIC open innovation propriedade intelectual startups tecnologia

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 1 – 1º andar
Butantã – 05508-901

 

Comunicação: comunicacao@anpei.org.br

(11) 3842-3533  –  (11) 3719-0112

© 2019 ANPEI - Todos os direitos reservados.
Nós, da ANPEI, nos preocupamos com a sua privacidade.
Ao clicar em “Aceitar” você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e melhorar as iniciativas de marketing.Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR