27/09/2016
Em junho, a Anpei lançou um novo programa de compartilhamento de conhecimento em gestão da inovação, o Anpei Exchange, que já conta com cerca de 140 práticas cadastradas, das quais de 60 já estão detalhadas. O conteúdo gerado pode ser conferido pelo portal http://www.anpeiexchange.com.br.
O programa surgiu a partir do Planejamento Estratégico (PE) que a Associação realizou em 2014. Trata-se de uma base de conhecimento colaborativa, na qual são inseridas as melhores práticas de gestão da inovação realizadas pelas empresas associadas à Anpei.
A Associação convidou empresas reconhecidas como referência nacional em inovação para participar deste projeto. A primeira onda de empresas âncoras é composta pela Weg, pelo Grupo Fleury, pela Braskem, pela Natura e pela Gomes da Costa. Elas estão compartilhando suas experiências na forma de boas práticas de gestão da inovação.
“O Anpei Exchange é uma iniciativa única em nosso país, pois coloca à disposição das empresas, que acreditam firmemente que a inovação é absolutamente necessária para sua sobrevivência, diferentes ferramentas e soluções trabalhadas em diversas empresas e setores fundamentais para o desenvolvimento da inovação. A iniciativa é extremamente útil tanto para as empresas que estão começando a dar os seus primeiros passos rumo à inovação, quanto para as que já tem maturidade na cultura de inovação, oferecendo novas soluções e ferramentas diferentes”, aponta Santiago Blanco, gerente de novos projetos da Gomes da Costa.
“Gestão da inovação é sempre um desafio para todas as empresas, independentemente da maturidade para o assunto e do porte. É necessário estar atento às boas práticas e aos aprendizados de outras empresas e instituições de pesquisa. O Anpei Exchange trouxe-nos a oportunidade de refletir sobre nossos processos. E o resultado é uma ferramenta excepcional, que contém o conhecimento acumulado de quem lida diariamente com o tema e que, seguramente, servirá de base e de referência para muitas empresas”, diz Rafael Navarro, diretor da Anpei e gerente de gestão da inovação da Braskem.
Sebastião Nau, gerente de pesquisa e inovação tecnológica da Weg e Diretor da Anpei destaca a importância do aprendizado empírico, um dos princípios mais importantes que balizam o Anpei Exchange. “Muitas vezes se questiona: o que é mais importante, teoria ou prática? Na verdade, nada é melhor do que uma boa teoria, mas a boa teoria é confirmada na prática e a prática ajuda a corrigir ou a desenvolver novas teorias. O mais importante é a interação entre elas. Então, trata-se de um aprendizado contínuo”.
Para tirar o projeto do papel e colocá-lo no ar, a Anpei firmou parceria com a EloGroup, empresa de consultoria especializada em gestão da inovação, estratégia e produtividade. A equipe da EloGroup, atuando em caráter pró bono, está responsável por conduzir todo o processo de desenvolvimento do portal e seu conteúdo.
“O Anpei Exchange veio para consolidar tudo o que a Anpei é, ou seja, colaboração e conhecimento construídos por quem faz inovação e consegue colocá-la em prática no dia a dia. É um legado que a Anpei está construindo com o seu material. Um projeto de muito orgulho”, diz Taíla Lemos, ex-diretora da Anpei que, em sua gestão, atuou como madrinha do programa.
O Anpei Exchange também utiliza o conhecimento gerado nas reuniões dos Comitês temáticos da Anpei.
Após o dia 17 de junho, o Anpei Exchange passou a ser apadrinhado pela diretora Nádia Armelin, que está dando continuidade ao trabalho colaborativo em prol das empresas inovadoras. “A próxima fase do Anpei Exchange envolve aumentar a abrangência das práticas com novas empresas âncoras e a busca de parceiros para difundir o conteúdo no Brasil”, acrescenta Nádia.
Conselho técnico
O conselho técnico do Anpei Exchange reúne um time de profissionais com notório conhecimento técnico e grande experiência prática em gestão da inovação. Seus representantes são Carlos Arruda, professor de inovação e competitividade na Fundação Dom Cabral; Jaene Tsutsui, diretora executiva médica e técnica do Grupo Fleury; Luiz Mello, gerente executivo de tecnologia da Vale e diretor presidente do Instituto Tecnológico Vale e Thomas Canova, diretor de P&D da Rhodia América Latina.