Finep investe R$ 27 milhões na Azaléia
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vai financiar a Azaléia no desenvolvimento de novas tecnologias. Serão investidos R$ 27 milhões em projetos de pesquisa e desenvolvimento da empresa, que possui 17 mil funcionários e fabrica 160 mil pares de calçados por dia. “Por meio da parceria com a Finep esperamos consolidar nossa política de inovação e impor a estratégia como nosso diferencial competitivo”, explica Luciano Sfoggia, diretor-financeiro da Azaléia.
Uma das iniciativas apoiadas é a confecção de calçados a partir de materiais como blendas e plásticos de engenharia, polímeros que, entre outras vantagens, possibilitam a criação de tênis, sandálias e chinelos recicláveis. “A fabricação de produtos reaproveitáveis vai ao encontro de nossa responsabilidade ambiental, tema de fundamental importância para a empresa”, diz Luciano.
Atualmente, o setor calçadista do Brasil enfrenta forte concorrência dos países asiáticos na disputa pelo mercado internacional. Com mercadorias até 40% mais baratas do que as nacionais, nações como China, Vietnam e Malásia forçam as empresas brasileiras a buscarem alternativas para não perderem espaço no exterior.”Resta-nos apostar em novos designs, materiais e técnicas. Assim, podemos nos destacar pela qualidade e valor agregado de nossos produtos”, diz Luciano.
Segundo Márcia Lousada, analista de projetos da Finep, a idéia da instituição é justamente subsidiar ações de caráter inovador. “É aí que entra a Finep, para reduzir os custos deste tipo de investimento, que sempre envolvem um risco maior para a empresa”, diz.
Sediada em Parobé, no Rio Grande do Sul, a Calçados Azaléia conta com unidades de produção naquele estado, na Bahia e em Sergipe, além de representação comercial em todo o Brasil, nos Estados Unidos, e em países da América Latina e Europa. Possui ainda unidades comerciais próprias nos Estados Unidos, Chile, Colômbia e Peru. A empresa exporta cerca de 15% da sua produção para mais de 80 países e está presente em cerca de 15 mil pontos-de-venda no Brasil e, aproximadamente, outros três mil espalhados entre os cinco continentes. Atua no segmento feminino com as marcas Azaléia, Dijean e Funny e no esportivo com a Olympikus e a Asics. É também detentora da Opanka, voltada para os públicos masculino e feminino.