A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) é uma das principais agências de fomento do país. Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atua em toda a cadeia da inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Atua com diversas modalidades de financiamento (reembolsáveis, não reembolsáveis, integrados), além de fomentar fundos de capital empreendedor. Confira alguns programas e linhas da Finep.
Inovacred Empresas e ICTs
Tem o objetivo de oferecer financiamento a empresas de receita operacional bruta anual ou anualizada de até R$ 90 milhões para aplicação no desenvolvimento ou aprimoramento de produtos, processos e serviços ou em inovação organizacional e de marketing, visando ampliar a competitividade das empresas no âmbito regional ou nacional. Saiba mais.
Tecnova
Visa criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação – por meio de recursos de subvenção econômica – para o crescimento rápido de empresas de micro e pequeno porte, com foco no apoio à inovação tecnológica e o suporte aos parceiros estaduais. Saiba mais.
Investimento Direto e Indireto
A Finep realiza investimentos em empresas de base tecnológica de duas maneiras. O investimento direto consiste em promover operações de aquisição de participação societária diretamente pela Finep. No investimento indireto são selecionadas propostas de capitalização de fundos de participações para receberem aporte de recursos. Nesse caso as operações de investimento são realizadas pelos gestores dos fundos selecionados. Saiba mais.
Inovação em Tecnologia Assistiva
Financia o desenvolvimento tecnológico e a inovação de produtos, processos e serviços voltados para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos. Saiba mais.
Subvenção Econômica
O objetivo do Programa de Subvenção Econômica é promover um significativo aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do país. Essa modalidade de apoio financeiro consiste na aplicação de recursos públicos não reembolsáveis diretamente em empresas, para compartilhar com elas os custos e riscos inerentes a tais atividades. Saiba mais.