Se valer de abordagens inovadoras para satisfazer necessidades de mercado é fundamental para o crescimento e fortalecimento de qualquer corporação. No entanto, é possível alinhar o crescimento econômico com preocupações sociais presentes nas comunidades em que uma organização está inserida.
Trata-se de uma via de mão dupla em que é possível conjugar benfeitorias sociais com fortalecimento da marca e geração de lucro para a empresa.
Em estudo publicado em 2004, Cassiolato, Soares e Lastres, autores de literaturas pertinentes ao tema, ilustram como exemplo desse cenário o uso de tecnologias de alta performance voltada à saúde pública.
Para que um modelo de inovação social possa ser implementado, é necessário pensar em um nicho específico e segmentado, bem como no impacto positivo que irá refletir no meio em que será inserido.
O que são inovações de impacto social?
Hoje em dia, é nítida a preocupação que assola o país em relação a muitos aspectos sociais e ambientais. Isso tem razão de ser: enquanto vivenciamos o desmatamento desenfreado, ao mesmo tempo somos o país com uma das piores distribuições de renda do planeta, resultado de inúmeras lacunas presentes na sociedade.
Mostrar ao consumidor que uma empresa se preocupa com ações sociais gera empatia e garantia de que seu dinheiro está sendo investido não apenas em produtos ou serviços, mas em causas com propósito.
É comum encontrarmos afirmativas que vinculam o conceito de inovação social a investimentos em negócios de impactos. Tal correspondência não é necessariamente falsa, mas a conceituação por trás da ideia de negócios de impacto social é muito mais abrangente.
Embora não haja uma conceituação fechada e engessada do que seja, especificamente, inovações de impacto social, é possível compreender ações que promovem melhorias em determinado campo social, fazendo com que o consumidor se sinta parte colaborativa do processo ao consumir um serviço ou produto de tal empresa.
Como grandes empresas podem fomentar negócios de impacto social?
Em estudo publicado pela Stanford Social Innovation Review, em 2008, compreende-se que uma solução inovadora, efetiva e sustentável deve ser assim compreendida pela ótica da sociedade, ou seja, da coletividade, e não apenas individualmente.
As grandes empresas, com marcas já fortalecidas no mercado, também podem se valer de ações a fim de externar preocupações sociais e ambientais com a sociedade em que seu público-alvo está inserido.
Isso é possível por meio da criação de produtos com renda parcial ou integralmente destinada a causas sociais, processos de produção sustentáveis, ações de descarte ecológico, dentre outras opções.
Caso de sucesso de inovações de impacto social
Um dos principais e maiores exemplos disso no país é a Natura. Uma das maiores companhias de produção e venda de cosméticos e produtos de higiene pessoal, adota a abordagem ecológica, refletida em seus produtos, em ações sociais e em programas culturais.
Tal abordagem é o eixo central em seu modelo de negócio, desenvolvimento e marketing. A associação entre sustentabilidade e a marca é algo reconhecido nacionalmente e até mesmo fora do país.
A adoção de estratégias que mostram ao consumidor que a empresa tem preocupações socioambientais produz o fortalecimento da empresa no imaginário social enquanto responsável pela promoção e manutenção da sustentabilidade e da biodiversidade.
Para fomentar esse pensamento, a Natura exige que seus fornecedores passem por processos avaliativos em relação não apenas à qualidade, mas às práticas ambientais e à responsabilidade social, por meio de relatórios e quantificação de emissão de gases de efeito estufa, por exemplo.
Embora se trate de uma empresa com faturamento anual bilionário, a prática pode ser adotada também por empresas menores dispostas a abraçar preocupações socioambientais.
Isso pode ser incorporado se valendo, por exemplo, de produtos feitos a partir de matéria-prima sustentável, embalagens recicladas, serviços que gerem oportunidades a minorias e demais ações que denotem preocupações com o meio em que seu público-alvo vive.
A ANPEI reúne algumas das maiores e mais inovadoras empresas do país, além de instituições de ciência e tecnologia públicas e privadas, a fim de promover a inovação em âmbito nacional. Você também pode fazer parte para fomentar a inovação em sua empresa. Associe-se!
Fontes: