Prêmio Finep – inscrições até dia 15
Em sua oitava edição, o prêmio visa estimular os esforços inovadores das empresas no campo tecnológico, que gerem resultados de impacto para a sociedade brasileira.
Até dia 15 de junho, empresários inovadores de todo o País poderão encaminhar propostas para o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2005. As inscrições devem ser feitas pela internet. O regulamento e os formulários estão disponíveis no site do Prêmio.
A oitava edição do Prêmio – sendo a sexta nacional, traz algumas novidades. Foram criadas mais duas categorias: Empresa Incubada, em que os candidatos precisam ter produto inovador no mercado e pertencer a uma incubadora tecnológica. A outra categoria criada é a de Inovação Social, na qual serão premiados três projetos que promovam, por meio da tecnologia, a inclusão social, a geração de emprego e renda e melhorias de condições de vida.
As demais categorias (Produto, Processo, Instituição de Pesquisa, Pequena Empresa e Média/Grande Empresa) continuam a existir, mas com algumas pequenas alterações. A categoria Produto será subdividida entre três premiados provenientes de pequenas empresas e três de médias/grandes empresas. Já na categoria Instituição de Pesquisa, as universidades só poderão concorrer por meio de seus departamentos, laboratórios ou centros de pesquisa.
O Prêmio Finep visa estimular os esforços inovadores das empresas no campo tecnológico, principalmente os projetos que gerem resultados de impacto para a sociedade brasileira. A Finep é uma das agências de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
Prêmios
O Prêmio é realizado em duas etapas: regional e nacional. Os premiados nas etapas regionais, independentemente da categoria, receberão troféus específicos, subsídios para registro de patentes (por meio da Tavares Propriedade Intelectual) e assinaturas da revista Scientific American. Além disso, os premiados nas categorias Pequena Empresa, Empresa Incubada e Produto – pequena empresa também serão agraciados com laptops oferecidos pelo Sebrae Nacional.
Entre os prêmios oferecidos para os vencedores da etapa nacional, estão computadores, impressoras, bolsas de desenvolvimento científico e tecnológico do CNPq/MCT, troféus e selos de qualificação, assinaturas da revista Expressão e também uma viagem ao Reino Unido, visando conhecer experiências de empresas e instituições. Além disso, o Instituto Coppead de Administração, da UFRJ, sorteará entre os vencedores nacionais uma bolsa de estudos integral para um dos seus cursos funcionais: MBA Marketing, MBA Finanças, MBA Saúde ou MBA Logística.
Também são patrocinadores do Prêmio Finep a Petrobras/Cenpes, a Associação Brasileira de Ciência, a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI), a Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei), a Confederação Nacional das Industrias (CNI), o Canal Futura e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Ainda apóiam a iniciativa o Insituto Nacional de Tencologia da Informação (ITI), a Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Instituto Euvaldo Lodi (Nacional).
Capitais-sede
Este ano, as capitais que sediarão as cerimônias de lançamento, julgamento e premiação são as seguintes: Curitiba (Região Sul), Natal (Nordeste), Manaus (Norte), Goiânia (Centro-Oeste) e Belo Horizonte (Sudeste). Durante os lançamentos do Prêmio Finep 2005 nas cinco regiões brasileiras, serão promovidos Fóruns de Inovação Tecnológica, com apresentação de casos de sucesso e temas relevantes em ciência e tecnologia. Com patrocínio da Embraco, Pirelli e Lactec, os fóruns serão realizados pela Finep em parceria com os representantes estaduais do Instituto Euvaldo Lodi (RN, PR, MG, GO e AM). Os participantes e interessados também contarão com atendimento personalizado no local para informações sobre linhas de financiamentos, regimes fiscais para empresas inovadoras, acesso a projetos sociais e busca de patentes.
Fonte: Assessoria de Imprensa da FINEP