O Comitê de Gestão da Inovação reuniu, no dia 24 de março, o seu maior público já registrado. Realizado pela primeira vez em sala virtual, 147 participantes de variados setores industriais, além de acadêmicos e consultores, discutiram práticas de inovação e a construção da cultura inovadora. Para esta discussão, a ANPEI recebeu os executivos Richard Podgorski, Gerente Geral na Bmd Têxteis e Jaime Frenkel, Partner Innovation Management na EloGroup e Vice-Coordenador do Comitê de Gestão da Inovação.
Abrindo o encontro, a Diretora Executiva da ANPEI, Marcela Flores, apresentou a todos a abrangência e papel da ANPEI junto ao ecossistema de inovação e as atividades desenvolvidas pelos atuais cinco comitês.
Com a moderação do executivo Rafael Pellicciotta, Technology & Innovation Manager na Braskem, e Coordenador do Comitê de Gestão da Inovação, os participantes puderam conhecer o histórico do comitê e o propósito de gerar discussões e trocas de experiências sobre as melhores práticas de gestão da inovação.
ANPEI Exchange: Como aplicar as melhores práticas das empresas mais inovadoras do Brasil
Iniciamos nossa reunião com a apresentação do convidado, e vice coordenador Jaime Frenkel, sobre o programa ANPEI Exchange, que nasceu em 2015 com o objetivo estimular o compartilhamento de conhecimento prático sobre Gestão da Inovação.
O programa está baseado em seis crenças centrais:
-
Nós já temos a resposta para “por que inovar?”
-
Ainda não respondemos a pergunta “como inovar?”
-
Não existe receita de bolo para inovação
-
Toda organização pode inovar
-
A gestão da inovação é uma trajetória contínua
-
É possível catalisar a inovação nas empresas
Foi ressaltado que, o desenvolvimento do programa resultou na construção do modelo de referência, com lançamento do Portal ANPEI Exchange com mais de 100 práticas mapeadas junto a empresas de referência da ANPEI, e na disseminação da aplicação, com a criação do método de aplicação usando o Canvas da Gestão da Inovação. O programa contou em sua segunda fase com o lançamento do curso de formação e certificação Innovation Architect, e o ANPEI Exchange Fast-Track.
Para a fase atual, de 2020 a 2021, estão previstos o lançamento do e-book do ANPEI Exchange, parceria com a Poli USP e o lançamento do guia da Jornada de Transformação, assim como lançamento do livro contando histórias dos gestores que levaram empresas brasileiras a estar entre as mais inovadoras do mundo.
A seguir, foi apresentado aos participantes as ferramentas do portal ANPEI Exchange, e o framework dos componentes temáticos que compõe o mapeamento da gestão da inovação. Ao explanar sobre o processo de desenvolvimento do programa Innovation Architect, todos foram convidados a participarem da próxima turma do curso, prevista para acontecer nos meses de Outubro e Novembro de 2020. Para mais informações e inscrições, entre em contato com architect@anpei.org.br, ou pelo site. Para concluir, os participantes também foram convidados para a próxima fase da jornada da transformação, ao participarem com suas trajetórias de inovação.
Jornada da BMD Têxtil na construção da cultura de inovação
Com uma carreira sólida em inovação, o convidado Richard Podgorski trouxe aos participantes a reflexão sobre os impactos da gestão da inovação na criação de valor e na sobrevivência das organizações. O convidado ressaltou que as ações voltadas à inovação são essenciais não só aos acionistas, mas também aos empreendedores, colaboradores e sociedade. Essas ações também são importantes para resolução de problemas, comportamento frente aos riscos, antecipação às mudanças, liderança e expressão de suas emoções e empatia
O convidado compartilhou sua trajetória de inovação na BMD, e os resultados obtidos a partir de decisões focadas na mensuração da eficácia no desenvolvimento de produtos pelo índice de vitalidade ou resiliência, ou seja, a participação no faturamento mensal advindos de novos produtos. Outro foco da BMD foi o incentivo ao crescimento de número de ideias por colaboradores ou setor ao ano. Destas medidas resultaram o aumento do índice de vitalidade, número de clientes, linha de produtos, segmentos de mercado atendidos, quantidade de aplicações de produtos e representantes comerciais, e consequentemente a redução da dependência de resultados sobre um cliente majoritário.
Com este cenário de resultados, a BMD recebeu o Prêmio Nacional de Inovação da CNI dos anos 2016/2017 e 2018/2019. Como base desta transformação organizacional, está a gestão amparada em uma cultura de inovação de respeito ao ser humano, liderança inspiradora, facilitadora e gestão participativa, no estímulo de geração de ideias e direcionamento da cultura para o valor, protagonismo e propósito, na meritocracia e aprendizado a partir dos erros, e no compartilhamento de conhecimento.
O primeiro comitê de Gestão da Inovação 2020 foi encerrado com uma sessão de sugestões de temas e discussão entre os presentes para o planejamento estratégico de 2020.
A próxima reunião está confirmada para o dia 30 de Abril, tendo como pauta prévia as práticas inovadoras de colaboração à distância.