22/06/2017
Foi divulgado ontem (21) o resultado da chamada realizada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com a agência norte-americana National Science Foundation (NSF) sobre segurança cibernética. Os cinco projetos selecionados terão duração de dois anos e um orçamento de US$ 3 milhões para execução, sendo metade financiada pela agência e a outra metade oriunda de recursos da Lei de Informática.
“Nossa expectativa é que os projetos selecionados nesta chamada possam ampliar as relações entre pesquisadores brasileiros e americanos, de modo a unir forças no combate a essas ameaças”, afirmou o secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Maximiliano Martinhão.
Entre os projetos selecionadas estão iniciativas nas áreas de Internet das Coisas, segurança e privacidade em redes. Como os recursos são da Lei de Informática, os pesquisadores estão sujeitos às regras de destinação mínima de 44,45% dos recursos para instituições das regiões de influência da Sudam, Sudene e Centro-Oeste, assim como credenciamento obrigatório no Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do MCTIC.
(Agência ABIPTI, com informações do MCTIC)