Samarco inicia construção de mais uma estação de bombas
A estação vai aumentar a capacidade de transporte do mineroduto de 15,5 milhões para 16,5 milhões de toneladas por ano
O maior mineroduto do mundo para transporte de minério de ferro, pertencente a Samarco, está sendo otimizado. A empresa está investindo R$ 22 milhões para a construção de uma terceira estação de bombas no município de Abre Campo, Minas Gerais. O objetivo é acompanhar a crescente demanda por pelotas de minério de ferro em todo o mundo, principal produto da Samarco. Esta obra é parte integrante do projeto de otimização da produção iniciado há oito anos e que se encerra com a construção dessa nova estação de bombas Booster, que vai aumentar a capacidade de transporte do mineroduto de 15,5 milhões para 16,5 milhões de toneladas por ano.
A nova capacidade significará um incremento de aproximadamente 38% em relação à projetada, que era de 12 milhões de toneladas anuais. A otimização A primeira das ações da empresa para aumentar a capacidade do mineroduto foi a substituição de três variadores de velocidade em cada estação, o que permitiu à Samarco operar o mineroduto a plena carga, em 100% do tempo, saltando para a capacidade de 13,3 milhões de toneladas ao ano. No ano 2000 a Samarco deu inicio a uma soma de ações que permitiu elevar a capacidade do mineroduto para 15,5 milhões de toneladas da seguinte forma: a adoção de uma norma técnica específica para minerodutos em substituição à norma anterior, utilizada para oleodutos, o que permitiu a revisão do fator de segurança. Esta revisão possibilitou o aumento da pressão da Estação de Bombas 1, resultando em mais um ganho de capacidade.
Aliada a isso, houve a elevação da percentagem de sólidos da polpa transportada de 67% para 70%. Por último, houve aumento da disponibilidade operacional do sistema para 99%. O projeto do mineroduto previa 93%. As obras da nova estação de bombas foram iniciadas no dia 16 de maio com a terraplenagem do terreno, a etapa de construção civil terá inicio no mês de junho e toda a obra deverá estar concluída no mês de outubro. O projeto prevê a instalação de quatro bombas centrífugas, numa elevação inferior a da estação de Bombas II, o que possibilitará um aumento de vazão do mineroduto, resultando assim numa maior quantidade de polpa transportada. O controle operacional do sistema será feito remotamente pela estação de Bombas 1, localizada em Mariana.
O mineroduto O mineroduto foi criado para transportar a polpa de minério de ferro de Mariana (MG) para a usina de pelotização de Ponta Ubu, em Anchieta (ES), numa viagem que dura aproximadamente 63 horas, a 6,5 km/hora. Trata-se de uma alternativa de transporte que tem custo significativamente menor que o ferroviário. Hoje o mineroduto da Samarco possui duas estações de bombas (Mariana e Matipó, em Minas Gerais) e duas estações de válvulas nos municípios de Guaçuí e Alegre, no Espírito Santo. A maior parte da tubulação, que passa por 24 municípios, é enterrada e possui proteção anti-corrosiva externa. Em 28 anos, o mineroduto já transportou 239 milhões de toneladas de concentrado.
Fonte: Assessoria de Imprensa Samarco