22/08/2018
Após a palestra de abertura, a segunda apresentação realizada no dia 15 de agosto na Conferência Anpei de Inovação foi ministrada por Célio Cabral, Gerente de Inovação do Sebrae Nacional, apoiador institucional do evento.
Ao ressaltar os efeitos da economia digital e a intensificada migração de todas as relações para o ambiente virtual, Cabral apontou que a transformação digital não é mais uma opção, e sim uma questão de sobrevivência.
Nesse cenário, de acordo com ele, as empresas precisam se adaptar, e, para isso, podem – e devem – fazer uso dessas novas tecnologias, revertendo-as em vantagem para seus negócios.
Para demonstrar, na prática, como a transformação digital pode afetar os pequenos negócios, o Gerente de Inovação do Sebrae apresentou alguns comparativos.
Antigamente, por exemplo, a economia era de escala para as empresas, atualmente, é de valor para o cliente.
Anteriormente, os dados eram utilizados como ferramentas para otimizar processos. Hoje, são o principal ativo intangível para criação de valor, principalmente, para o cliente.
O erro era evitado a qualquer custo; hoje já é visto como aprendizado. As empresas otimizavam seu modelo de negócio o quanto podiam, atualmente, se antecipam e evoluem rapidamente para ficar à frente de seus competidores. Aliás, a distinção entre parceiros e rivais era bastante clara, mas, hoje, existem plataformas que reúnem parceiros para troca de valor entre si.
A partir dessa necessidade de criar ações colaborativas, o Sebrae desenvolveu a plataforma SebraeLab, que pretende habilitar as conexões entre a instituição e seus clientes e repensar a atuação do Sebrae, que procura deixar de ser um consultor para ser uma plataforma multilateral, oferecendo conexões entre produtores e consumidores, e organizando um reportório com as melhores soluções em empreendedorismo.
Estande Sebraelab e Plataforma iTec conectam grandes empresas e pequenos negócios
Durante a Conferência Anpei de Inovação, o estande do Sebraelab, em parceria com a Plataforma iTec, recebeu apresentações de desafios tecnológicos de grandes empresas, como a Bosch e a Irani Celulose, e possíveis soluções inovadoras de pequenos negócios e startups.
A abertura do estande foi realizada por Célio Cabral, do Sebrae Nacional, Luiz Mello, Diretor da Anpei, e Eliana Emediato, Coordenadora Geral de Serviços Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
A Plataforma iTEC é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC), do MCTIC, executada pela Anpei, que visa ao desenvolvimento da inovação aberta com transferência de tecnologia entre as instituições de pesquisa e os setores empresariais,
com a geração de novos negócios.
Após as apresentações de desafios da Bosch e da Irani Celulose, o estande recebeu pitches de startups com possíveis soluções e sessões de matchmaking.
Além disso, a programação do Sebraelab também incluiu palestras de Agnaldo Dantas, do Sebrae Nacional, que deu dicas sobre como tornar as ofertas ainda mais inovadoras para o mercado; Patrícia Leal Gestic, da Inova Unicamp, que falou sobre estratégias de proteção de propriedade intelectual; e Alexandre Mosquim, da Votorantim Cimentos, que ressaltou o processo de Open Innovation.
Sobre a Conferência Anpei de Inovação
Realizada desde 2001, a Conferência Anpei tem se consolidado como um fórum privilegiado para o encontro de representantes de empresas, agências do governo e instituições de C,T&I para discussão e encaminhamentos de políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país.
Em sua última edição, que aconteceu de 15 a 17 de agosto desse ano, em Gramado-RS, o tema trabalhado foi “Novas Alavancas de Criação de Valor”. O evento contou com 35 painéis, 2 workshops, 106 cases recebidos e 16 selecionados, 26 patrocinadores, 45 apoiadores institucionais e 900 participantes de 300 empresas diferentes.
A Conferência 2019 já tem data marcada. Acontecerá de 24 a 26 de abril, em local a ser divulgado em breve.