26/07/2016
O objetivo da iniciativa do MCTIC, executada pela Anpei e pela PUC-Rio, é aproximar empresas com desafios tecnológicos e potenciais parceiros com soluções para esses desafios. O objetivo é aumentar o ciclo de geração de negócios tecnológicos e a competitividade das empresas e do país.
No dia 28 de julho a capital capixaba recebe o Road Show do Programa iTec durante a MecShow 2016, 9ª Feira de Metalomecânica, Energia e Automação, no Carapina Centro de Eventos. O intuito do encontro é divulgar a Plataforma iTec e ativar os atores do Sistema Nacional de Inovação (SNI), ou seja, empresas demandantes por tecnologia e empresas e organizações solucionadoras com tecnologias a ofertar, no uso dessa ferramenta de inovação aberta.
Lançado em março de 2015, o Programa iTec – iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que envolve um conjunto de ações para promover negócios e parcerias por meio do encontro de demandas e soluções tecnológicas – inicia um novo ciclo em 2016, desenvolvendo e incorporando novas funcionalidades técnicas ao seu sistema digital e aperfeiçoando modelos de negócio e governança como um programa estratégico ancorado no conceito de inovação aberta baseada em desafios.
O Ciclo 2016 do Programa iTec teve início em maio com os Road Shows, que passarão por diversas cidades de vários estados brasileiros. O primeiro aconteceu no dia 10 de maio em Cuiabá – MT durante a 10ª edição do Encontro Anual da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec); e o segundo foi realizado em 8 de julho em Salvador – BA, no Senai Cimatec.
Os Road Shows apresentam novas oportunidades de negócio, materializados na forma de desafios e demandas reais de empresas postados na Plataforma iTec em busca de soluções tecnológicas. As apresentações abordam a inovação aberta baseada em desafios, o funcionamento da Plataforma iTec e as boas práticas na elaboração de propostas de soluções e demandas inovadoras.
A iniciativa conta com apoiadores locais como a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Inova Findes), o Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G), o MEC SHOW, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer) e o Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC). As inscrições para o Road Show iTec 2016 de Vitória podem ser realizadas por e-mail – inovacao@findes.org.br – e por telefone (27) 33345946.
Confira os próximos Road Shows iTec 2016 já agendados.
Vitória – ES
Data: 28/7/2016
MecShow 2016, 9ª Feira de Metalomecânica, Energia e Automação
Local: Carapina Centro de Eventos
Rodovia do Contorno – BR 101 Norte – Carapina. Serra – ES.
Inscrições: inovacao@findes.org.br e (27) 3334-5946
São Paulo – SP
Data: 23/8/2016.
Workshop de Inovação e Nanotecnologia (WIN)
Local: Escola Senai Mário Amato – Auditório Técnico.
- Vitória Maria Medice Ramos, 330. São Bernardo do Campo – SP
Inscrições: http://www.nanotradeshow.com.br/workshop-win/
Porto Alegre – RS
Data: 25/8/2016
Tecnopuc Experience
Local: Tecnopuc.
Av. Ipiranga, 6681. Porto Alegre – RS.
Outros locais e datas serão confirmados em breve.
Mais informações: http://www.plataformaitec.com.br/roadshow.php
A Plataforma iTec
Com o objetivo de integrar, de forma efetiva, organizações de todos os portes, atores e mecanismos de apoio e incentivo dos sistemas nacional e internacional de inovação, o Programa iTec conta com uma plataforma digital na qual empresas cadastram seus desafios tecnológicos reais, expectativas orçamentárias e cronológicas e que tipo de parceria estão dispostas a firmar para que outras organizações – empresas de todos os portes, startups, incubadas ou ICTs – proponham soluções que, potencialmente, atendam aos desafios e possam gerar parcerias e negócios tecnológicos entre demandantes e solucionadores.
A Plataforma iTec promove o primeiro encontro entre as partes que, posteriormente, podem continuar os entendimentos e encaminhamentos acordados para o estabelecimento dessas possíveis parcerias e negócios tecnológicos.
Por exemplo, uma empresa posta seu desafio, que permanece online por até 3 meses. Durante este período, é feita a divulgação para que potenciais solucionadores visualizem e respondam ao desafio com suas propostas. Após esta etapa, o demandante avalia as propostas de soluções recebidas e, então, inicia entendimentos com os responsáveis pelas soluções que mais o atende, visando estabelecer alguma parceria.
O uso da Plataforma iTec é gratuito e os desafios postados pelas empresas – com informações não confidenciais – ficam abertos por certo período. As possíveis soluções – também com informações não confidenciais – são cadastradas e vinculadas ao desafio a ser atendido.
Resultados
Em 2015, primeiro ano de vigência do programa, 30 empresas utilizaram a Plataforma iTec para postar cerca de 90 Desafios. Nesse período, 450 Soluções foram inseridas por 187 universidades, institutos de pesquisa, startups e empresas de todos os portes. Foram contabilizadas cerca de 500 Notificações, ou seja, o primeiro encontro virtual entre Desafios e Soluções. Nesse período, o site recebeu mais de 180 mil acessos.
Esses resultados animam a equipe do programa e já mostram os primeiros resultados de parcerias que estão sendo realizadas, como a da Bosch, que foi uma das primeiras empresas a utilizar os serviços da Plataforma iTec com 7 desafios postados referentes à diferentes setores.
A empresa recebeu várias propostas de solução e já está firmando parceria com a PUC-Rio para desenvolvimento da solução proposta.
Saiba mais
O Programa iTec é uma iniciativa do MCTIC e tem a Anpei e a PUC-Rio como parceiras de execução.
A iniciativa tem o apoio de um Comitê Técnico, composto pelas seguintes organizações: MCTIC, Anpei, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Senai, Sebrae, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), BNDES e Finep. São parceiros da iniciativa: Unesco Brasil, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Embrapa, Embrapii, INPI e CNPq.
Visite o site da Plataforma iTec: www.plataformaitec.com.br, conheça os desafios postados e saiba como utilizar a ferramenta de inovação aberta.