Ciência e tecnologia são dois fatores que, inegavelmente, estão presentes nas nossas rotinas. Presenciamos a ciência sempre que compramos um remédio para dor de cabeça, ou que comemos um alimento processado. E a tecnologia está ali quando ligamos o motor do carro ou pegamos um smartphone.
Com a pandemia do coronavírus que estamos vivendo em 2020, as pessoas viram na prática a importância da ciência e da tecnologia para o bem estar da sociedade.
A verdade é que ambas estão tão presentes nas nossas vidas que, muitas vezes, deixamos de reparar nelas. Não percebemos mais o quanto elas estão afetando a sociedade à nossa volta.
O mundo está mudando a todo momento, e tanto a ciência quanto a tecnologia – na maior parte das vezes, juntas – são os grandes motivadores dessas mudanças.
Unindo ciência e tecnologia
Ciência é uma palavra que vem do latim, “scientia”, que significa conhecimento. No geral, definimos como ciência todo conhecimento que é sistemático, que se baseia em um método organizado, que pode ser conquistado por meio de pesquisas.
A ciência é um dos principais motores do desenvolvimento porque seu combustível é a curiosidade. No começo, eram perguntas como “por que as tempestades acontecem?” ou “como criar fogo com os materiais que temos?”. Mas até hoje, mesmo com diversas perguntas respondidas, a curiosidade não deixa de existir.
Foi assim que surgiu, também a tecnologia. A palavra vem do grego, uma junção de “tecnos” – técnica, ofício, arte – e “logia” – estudo. Enquanto a ciência se refere ao conhecimento, a tecnologia se refere às habilidades, técnicas e processos usados para produzir resultados.
A tecnologia, portanto, se dedica não apenas a entender o que acontece entre o ponto A e o ponto B, mas também a possibilitar o caminho entre os dois pontos da maneira mais simples possível.
Ciência e tecnologia vem agindo lado a lado há muito tempo. Desde o primeiro motor a vapor até a primeira câmara hiperbárica. Desde a criação da imprensa até a criação da primeira rede social.
O impacto social da ciência e da tecnologia
Imaginar um mundo completamente sem ciência e tecnologia já é impossível. Isso significaria diversas mudanças em que nem percebemos que esses dois fatores influenciam. Seria impossível usar uma cafeteira pela manhã, ou descer por um elevador, ou fazer os semáforos funcionarem nas estradas.
Mas como a ciência e a tecnologia continuam criando impacto agora? E como continuarão a criar no futuro?
Não é apenas uma questão de criar celulares menores e com mais capacidade de armazenamento. Ciência e tecnologia podem ir muito mais longe do que isso, beneficiando a sociedade de maneiras mais amplas.
No momento, é claro, a ciência está se dedicando à criação de uma vacina para o COVID-19. Mas também existem cientistas buscando maneiras de aproveitar melhor os ventiladores de UTI, criando modelos mais acessíveis e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Ao mesmo tempo, existem cientistas pesquisando como prevenir queimadas, como ajudar os animais que sofrem por conta delas, como diminuir os impactos ambientais de grandes empresas. Existem cientistas criando protótipos de equipamentos que tornam as colheitas mais eficientes e diminuem o preço dos produtos no mercado.
Hoje em dia, a ciência e a tecnologia ainda são curiosas, mas sua busca se tornou mais refinada. Elas buscam o bem social como um todo. Entender o impacto de uma inovação é tão importante quanto saber criá-la.
Por isso, ciência e tecnologia atuam enquanto pensam em como suas novidades vão mudar o dia a dia das pessoas para melhor. Como isso vai impactar o meio ambiente? Quem vai poder ter acesso a essa inovação? Como isso pode mudar o mundo em que vivemos?
Só curiosidade não é o suficiente. Hoje, ciência e tecnologia também precisam de consciência. E, só assim, podem criar inovação de verdade, que vai mudar nossas vidas para melhor.
Agora que você chegou até aqui, que tal saber sobre a Conferência ANPEI e o Prêmio de Inovação da CBMM? Acesse nosso site e participe do evento!