Transformação digital é um termo muito falado quando se trata de desenvolvimento das empresas em todo tipo de mercado. Porém, muitos gestores não têm ideia de como começar a implementar essa transformação em suas empresas, ou o que esperar dela.
Continue lendo para entender melhor como a transformação digital funciona e como você pode levá-la para sua empresa.
O que é transformação digital?
Antes de saber como implementar a transformação digital em sua empresa, é preciso compreender o conceito como um todo. Afinal, quando se pensa em transformação digital, pensamos principalmente em tecnologia – mas aplicá-la em seu negócio não significa apenas instalar novos softwares.
A transformação digital é o processo de utilizar tecnologias para melhorar o desempenho de uma empresa, alcançando melhores resultados. Muitas vezes, ela vai reestruturar os processos diários, automatizar tarefas e modificar o funcionamento geral da empresa.
No geral, sua implementação não acontece do dia para a noite. Muitas vezes, é preciso fazer um investimento alto, especialmente de tempo e de recursos humanos. Isso porque a transformação digital vai além da instalação de tecnologias, e tem muito mais a ver com gestão.
Por que essa transformação é importante?
Especialmente, porque ela pode ser o diferencial para o sucesso da sua empresa. A transformação digital deixa os processos comuns mais ágeis, permite uma análise mais ampla do funcionamento da empresa e dá as ferramentas de que sua equipe precisa para gerar resultados expressivos.
Como implementar a transformação digital na sua empresa?
Como dissemos, a transformação digital não acontece do dia para a noite. Mas você pode seguir um passo a passo simples que vão levá-lo a essa implementação de maneira eficiente:
Faça uma análise do seu negócio
Pense na transformação digital como uma mudança estrutural na sua empresa. Se você não conhece essa estrutura, não tem como melhorá-la.
Analise seus processos, compare-o com outras empresas do ramo, veja o que pode ser melhorado. Pesquise quais são as ferramentas mais indicadas para ajudá-lo. Imagine cenários futuros e planeje-se para eles.
Nesse momento, você já deve encontrar, inclusive, processos que podem ser completamente modificados – ou retirados do seu fluxo.
Pense em uma mudança cultural
A transformação digital vai depender da colaboração de todos na empresa. É muito difícil concretizá-la se seus colaboradores forem resistentes à mudança.
Por isso, comece a mudar a cultura organizacional aos poucos, abrindo espaço para a inovação e a tecnologia, estimulando os colaboradores a trazerem essas novidades para o ambiente de trabalho. Mostre como a transformação digital vai mudar a empresa para melhor em todos os sentidos.
Invista em conhecimento
Um dos grandes motivos para a resistência contra a transformação digital é a simples falta de conhecimento. Invista em treinamentos, cursos e consultorias que vão deixar essa transição mais fácil de ser compreendida.
Esse investimento não deve ser focado apenas em quem vai estar em contato com a tecnologia, ou apenas nos gestores. Todos devem ter acesso e compreender como essas novas ferramentas podem ser utilizadas em suas rotinas.
Planeje-se
A transformação digital é um processo e, sendo assim, precisa acontecer de forma planejada. Você não quer pular etapas e cometer erros já na implementação. Por isso, antes de começar a comprar softwares e fazer instalações, crie um plano.
O que é mais importante para sua empresa no momento? Um sistema de ERP? Um provedor de Cloud Computing? Todo um novo sistema de hardwares, porque os computadores da empresa são velhos e ineficientes?
Faça um planejamento, priorizando aquilo que trará resultados mais urgentes primeiro. Depois, comece a adicionar outros projetos aos poucos. Quando você perceber, toda a empresa estará transformada.
Para saber mais sobre transformação digital e inovação nas empresas, participe da Conferência ANPEI de Inovação 2020! Acesse nosso site para saber mais.