ABDI e Cepal formam agentes de política industrial nos estados
Mais de 600 gestores públicos municipais e estaduais, além de representantes das instituições comerciais e industriais, participarão da primeira rodada do curso de formação de agentes de política industrial, promovido em parceria pela Agência Brasileira de Política Industrial (ABDI) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Um seminário internacional encerrará o ciclo de cursos em maio, em São Paulo, onde serão conferidos os certificados de conclusão aos participantes.
Os cursos acontecerão no Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Manaus (AM), de 24 a 29 de abril, e em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Campo Grande (MS), entre 22 e 27 de maio. Mais de 100 agentes deverão ser capacitados em cada Estado. A intenção é disseminar a cultura da inovação e a prática do desenvolvimento industrial nos estados e municípios, por meio da instrução dos gestores sobre os conceitos, formulação, execução e avaliação de políticas públicas voltadas à Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE). Os encontros servirão, ainda, para levar ao conhecimento dos gestores os instrumentos de política industrial disponibilizados pelo poder público nas regiões e outros que promovam o desenvolvimento regional.
A programação dos cursos abrange três módulos: Desenvolvimento Econômico e Política Industrial; Política Industrial Brasileira: Institucionalidade e Instrumentos de Apoio ao Desenvolvimento Industrial; e Casos de Sucesso (gestão, modernização e inovação).
Formados, os agentes passarão a compor uma Rede Virtual de Agentes de Política Industrial, sistema de informações que promoverá o intercâmbio de experiências e que será constantemente atualizado com as iniciativas governamentais, os diversos recursos e instrumentos de apoio. A Rede, que estará abrigada no Portal da ABDI, irá contribuir de forma objetiva com os projetos locais, além de propor novas formas de atuação e cooperação com as instituições de sua localidade.
Outras informações sobre o curso: (61) 3340-3274 e (61) 3349-8675.