No dia 24 de julho, Humberto Pereira e Marcela Flores participaram da reunião de Diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), com o intuito de apresentar a ANPEI. A FIESC é mantida e administrada pelo setor industrial da região e tem como objetivo promover o ambiente favorável aos negócios, estimular a inovação e preservar a competitividade industrial.
Humberto Pereira iniciou a sua fala ressaltando o Estado de Santa Catarina como campeão em empreendedorismo e inovação, e o desejo da ANPEI, como a única associação nacional e multissetorial de inovação, em estreitar a relação com esta região. O Presidente também mencionou a missão central da Associação, que é promover o crescimento sustentável através do fomento à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
Para atingir o objetivo de fomentar a inovação no país, a ANPEI utiliza alguns pilares de atuação, que são:
- Trabalhar na Agenda Nacional de Inovação (articulação)
Esta cooperação com a Agenda Nacional de Inovação se dá através da representatividade institucional que a ANPEI tem dentro de diversos Conselhos Superiores e Deliberativos, que tem por objetivo facilitar a articulação dos interesses de seus associados que encontram relevância para o país.
Marcela Flores, Diretora Executiva da ANPEI, citou algumas ações de relações institucionais realizadas no 1º semestre deste ano, que são:
- Estruturação, encaminhamento e acompanhamento do Pleito de Prejuízo Fiscal, representada pela PLS 2707 do Sen. Izalci Lucas, no MCTIC e Ministério da Economia.
- Atualização do Guia da Lei do Bem através da formação do Grupo de Trabalho Lei do Bem.
- Prorrogação do prazo de entrega do FormP&D da Lei do Bem
- Representação no fórum de Defesa ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), coordenado pelo Deputado Federal Celso Pansera
- Representação na Câmara Brasileira da Indústria 4.0
- Representação nos Conselhos de Administração do CGEE
- Acompanhamento da tramitação de textos legislativos: PEC 186, PEC 187, PLS 2707 e PLS 2838
- Proposições aos instrumentos legais (ex: PL 1184, PL 1320/2020, PL 2838) e consultas públicas
- Integração com a mídia e institutos de pesquisa
- Realização de eventos C-Level
- Promover ambientes qualificados de relacionamento (conexão);
Como a Conferência ANPEI de Inovação (que irá ocorrer de forma 100% online em 2020), os Comitês Temáticos abertos e fechados, e os Webinars promovidos semanalmente. Estes ambientes são oportunidades para a troca de melhores práticas e a discussão sobre o avanço de políticas públicas, entre outros assuntos qualificados.
- Disponibilizar conteúdos que agregam ao ecossistema (conteúdos);
A disponibilização de Guias e Manuais facilitam a orientação e o esclarecimento do linguajar técnico, possibilitando que todos os interessados tenham acesso ao conhecimento. Confira https://anpei.org.br/conteudos/clicando aqui.
- Oferecer cursos de capacitação na área (educação).
Os cursos, como Educanpei e Innovation Architect, oferecem capacitação e atualização aos profissionais do mercado, garantindo mão de obra qualificada para a instituições do ecossistema.
Para finalizar a apresentação, Humberto ressaltou que a força da Associação é a força de seus associados, e que por isto há a pretensão de cooperar nacionalmente a fim de potencializar a representatividade e as renovações das políticas públicas.
Saiba como se tornar um associado clicando aqui.