Na quarta-feira (05/06), a ANPEI participou de encontro da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FREPEM), da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).
A reunião, que aconteceu na FIESP, constituiu um Grupo de Trabalho que pretende elaborar uma Política Industrial 4.0 ao Estado de São Paulo, com vistas às inovações de quarta geração nas empresas paulistas, sobretudo as de pequeno e médio portes.
As entidades presentes foram: ANPEI, IPT, AGENDE, SEBRAESP; Agência Unesp de Inovação; FAPESP; ETEC – Centro Paula Souza; FECOMERCIO; SDE; SESCON-SP; Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP; CIETEC; DESENVOLVESP; InvestSP; SENAI e outros.
Dentre os temas e diretrizes levantados inicialmente para constituírem a política, estiveram:
- definição do conceito;
- ações para desmistificar o tema e envolver os empresários;
- difusão de experiências e pequenas e médias empresas;
- programas de recursos humanos;
- laboratórios de pesquisa e desenvolvimento;
- comércio eletrônico;
- automação industrial;
- internet das coisas;
- conectividade;
- programas especiais das agências de fomento;
- crédito e fundos para financiamento;
- encomendas tecnológicas e uso das compras governamentais;
- incentivos fiscais;
- plano de infraestrutura;
- parques tecnológicos;
- legislação necessária;
- integração da política estadual com a nacional.
Mediante o espaço oferecido, a ANPEI se incumbirá de colher sugestões para potencialização e integração dos programas já existentes no Estado, e também da criação de novos programas junto aos associados, colaborando assim para a construção de uma política industrial assertiva para o Estado de São Paulo, que tenha a inovação como cerne.
O Grupo deverá se reunir periodicamente – uma vez ao mês – e terá a constituição dessa Política Industrial 4.0 como principal objetivo. Ao longo do ano todos os temas serão debatidos e poderão, eventualmente, ser encaminhados como Projeto de Lei na ALESP.
Além de debater as diretrizes que poderão constar na nova Política, este primeiro encontro do Grupo também tratou de organizar a 2ª Reunião Geral da FREPEM, que acontecerá na FIESP, no dia 27/06.
Estão programados para a reunião, preliminarmente, as seguintes atividades: palestra sobre atuação da Fiesp e Senai em Indústria 4.0; discussão de caso pelo IPT; desafios e oportunidade de Ecommerce pela Fecomercio, e uma mesa redonda com expositores da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvesp, Fapesp, Sebraesp, Investesp e Fiesp para discutir um programa estadual de incentivo à Política de Indústria 4.0.