No dia 22 de junho, a ANPEI realizou uma reunião com o Ministério da Economia, representado pelo Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, e o Subsecretário de Inovação, Igor Manhães e assessores.
Representando a ANPEI, participaram Pedro Wongtschowski, Presidente do Conselho Superior, Humberto Pereira, Presidente, Rafael Navarro, Vice-presidente, Paulo Gandolfi, Diretor e os assessores Heloísa Menezes e Alex Mendonça.
Foi abordado o andamento do pleito de aprimoramento da Lei do Bem, que tornou-se o PLS Nº 2707/2020. O Secretário informou que a Receita Federal está analisando o espaço fiscal para os próximos anos, a fim de dar continuidade à tramitação dentro do governo o mais rápido possível, considerando os efeitos da pandemia sobre as atividades de P&D.
O Secretário também expressou a importância do apoio da ANPEI em relação a temas relevantes para a inovação no país, como:
- Melhoria do ambiente de negócios para a inovação e para a bioeconomia na Amazônia;
- Desenvolvimento de métricas de efetividade na inovação, para que seja possível apoiar políticas de médio prazo que tragam resultados concretos.
A ANPEI apresentou uma proposta para estimular a exportação de produtos e serviços de base tecnológica, desonerando a importação de serviços técnicos de base tecnológica, atualmente próxima de 40%.